31/10/2012
A fisioterapia dermato- funcional também conhecida como fisioterapia estética, não só trata a estética do paciente, mas ele como um todo, prevendo a recuperação física- funcional dos distúrbios endócrino, metabólicos, dermatológicos e músculo- esquelético.
Na forma da resolução do COFFITO número 80, “a fisioterapia é uma ciência aplicada cujo objeto de estudo é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidade, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com o objetivo de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função”.
A fisioterapia dermato- funcional, compreende a arte de prevenir e restaurar as alterações patológicas “lançando mão de conhecimentos e recursos próprios, com os quais , baseando-se nas condições psico- físico-social, busca promover, aperfeiçoar ou adaptar através de uma relação terapêutica, o indivíduo a uma melhor qualidade de vida” (Resolução 80).
O trabalho na área de dermato-funcional é multidisciplinar, pois, muitas vezes, o distúrbio estético está diretamente ligado a outros problemas sistêmicos como, por exemplo, distúrbios hormonais e circulatórios, que exigem interferência médica.
Outros profissionais, como educadores físicos e nutricionistas também podem fazer parte da equipe que assiste o paciente. Portanto, o trabalho em equipe se faz necessário para que, juntos e integrados, possam interferir minimizando ou solucionando o distúrbio do paciente, sem comprometer sua saúde.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Caroline Amarante Ueno - Fisioterapeuta, Pós-graduada em Dermato-funcional e Tutora em EaD do Portal Educação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93