Fisiologia da Glândula Mamária

A mama é uma estrutura ricamente irrigada por artérias
A mama é uma estrutura ricamente irrigada por artérias

Fisioterapia

10/12/2012

O tecido mamário é um parênquima epitelial formado por dois sistemas: o lobular e o ductal, envolvidos por tecido conjuntivo fibroso e adiposo, vasos sanguíneos, linfáticos e nervos.

Sistema lobular: formado pelos lobos mamários (unidade anatomo-funcional da mama), em número de 10 a 20, que são constituídos pelo agrupamento de inúmeros lóbulos (pequenas formações saculares reunidas em número de 10 a 100).

Sistema ductal: constituído por um ducto principal e suas ramificações intra e extralobulares (ductos galactóforos).

O alvéolo mamário envolve o ducto galactóforo, e ao redor da luz do ducto encontram-se as células lactóforas que produzem o leite materno. No mesmo local também estão às células mioepiteliais que se contraem espremendo a célula galactófora. O leite produzido acumula-se nas ampolas lactóforas (dilatação dos ductos principais).

O leite sai dos alvéolos e caminha até o mamilo através dos ductos lactíferos, quando ocorre a sucção do bebê. Ao sugar o seio, o recém-nascido estimula as terminações nervosas que se localizam abaixo da aréola, enviando um estímulo à hipófise, cujo lobo anterior libera a prolactina, e o lobo posterior, a ocitocina (Hospital geral, 2010).

A prolactina (produzida na glândula pituitária anterior) estimula a secreção de leite nos alvéolos, em resposta à estimulação da aréola e do mamilo pelo bebê. Quando o mamilo é estimulado a prolactina é liberada e inicia-se a produção de leite. Quanto mais o bebê estimula a mama, mais leite é produzido. Se existe restrição à amamentação, porque o bebê não mama, ou porque é retirado antes de terminar uma mamada espontaneamente, a produção pode não ser estimulada adequadamente (Amamentar, 2010).

A ocitocina (produzida na glândula pituitária posterior) é liberada durante a amamentação, e provoca a descida do leite através dos ductos até ao mamilo (reflexo da descida ou ejeção). Quando o bebê mama, ao tocar com a boca no mamilo e na aréola envia mensagens nervosas para a glândula pituitária que libera a ocitocina na corrente sanguínea. Isto provoca a contração das células mioepiteliais dos alvéolos e a ejeção do leite, que vai provocar um aumento do diâmetro dos ductos lactóforos e o movimento do leite para o mamilo (Amamentar, 2010).

Inicialmente, este reflexo não é condicionado, sendo resposta a um estímulo físico, porém depois se torna condicionado, e apenas o choro do bebê pode ser suficiente para provocar o fluxo de leite. Se a mãe se encontra deprimida, cansada ou com falta de confiança na amamentação o reflexo da ocitocina pode ser inibido, embora esta inibição temporária e parcial possa ser revertida (Amamentar, 2010).

Irrigação Arterial e Drenagem Venosa da Mama
A mama é uma estrutura ricamente irrigada por artérias originadas da artéria torácica interna via ramos perfurantes intercostais, que atravessam do segundo ao quarto espaço intercostal, vascularizando o músculo peitoral maior e a parte medial da glândula. Recebe ramos da artéria axilar e ramos cutâneos anteriores e laterais das artérias intercostais irrigando a porção superior da mama. As artérias intercostais, ramos da aorta e da subclávia também atravessam o grande peitoral e irrigam a face profunda da mama. A artéria torácica externa, com origem na região da axila, irriga a metade externa da mama.

O retorno venoso se dá por três grupos de veias: ramos perfurantes que alcançam a veia mamária interna, ramos que chegam diretamente à veia axilar e ramos que chegam às veias intercostais.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93