Compõe-se por duas camadas principais: a epiderme e a derme
Fisioterapia
10/12/2012
A pele ou cútis é considerada um grande órgão que recobre e protege o organismo da perda excessiva de água, do atrito e dos raios solares ultravioletas. A pele recebe estímulos do ambiente e colabora com mecanismos para regular a temperatura corporal oferecendo uma grande superfície de dispersão calórica e evaporação. Compõe-se por duas camadas principais: a epiderme (camada superficial composta por tecido epitelial) e a derme (camada mais profunda composta por tecido conjuntivo denso e irregular) (Junqueira e Carneiro, 1999).
A epiderme é a superfície mais externa da pele, formada por diversas camadas de células sobrepostas. Sua espessura varia de acordo com a região do corpo, chegando a 1,5mm na região plantar. Compõe-se por cinco estratos: córneo, lúcido, granuloso, espinhoso e basal (Sampaio, Castro e Rivitti, 2001):
Estrato córneo: é o mais superficial. Embora seja pouco espesso, sua capacidade de retenção hídrica conserva a superfície da pele macia. Esse estrato forma uma cobertura ao redor de toda a superfície do corpo e protege o organismo contra a invasão de vários tipos de agressores do meio externo. As células mais superficiais são continuamente eliminadas e substituídas por células oriundas dos estratos mais profundos.
Estrato lúcido: estrato delgado, claro, brilhante e homogêneo, que está ausente nas peles pouco espessas.
Estrato granuloso: formado por células que já estão em franca degeneração. Caracteriza-se por conter grânulos de querato-hialina relacionados ao fenômeno de queratinização dos epitélios.
Estrato espinhoso: composto por células de aspecto espinhoso com importante função na manutenção da coesão das células da epiderme e, consequentemente na resistência ao atrito.
Estrato germinativo: estrato mais profundo com intensa atividade mitótica. É responsável pela renovação da epiderme, fornecendo células para substituir as que são perdidas na camada córnea. Nesse processo as células partem da camada germinativa e vão sendo deslocadas para a periferia até a camada córnea, num período de 21 a 28 dias.
A derme é uma espessa camada de tecido conjuntiva situada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. Possui fibras elásticas, reticulares e colágenas. Apresenta vasos sanguíneos, linfáticos e inervações. Contém glândulas especializadas e órgãos dos sentidos. Sua superfície externa é muito irregular e varia de região para região. Compõe-se por duas camadas: camada papilar (mais externa e assim denominada porque possui papilas dérmicas que aumentam a zona de contato da derme com a epiderme) e camada reticular (mais espessa e assim denominada porque os feixes de fibras colágenas que a compõem entrelaçam-se como uma rede) (Sampaio, Castro e Rivitti, 2001).
Entre as principais funções da derme estão: promoção da flexibilidade tecidual, proteção contra traumas mecânicos; manutenção da homeostase orgânica, armazenamento de sangue para eventuais necessidades primárias do organismo, ruborização quando de respostas emocionais, além de ser considerada a segunda linha de proteção contra invasões de microorganismos, pela ação de leucócitos e macrófagos aí existentes (Angélica, 2010).
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93