As próteses são implantes mamários mais utilizados nos dias de hoje
Fisioterapia
11/12/2012
As próteses de silicone são os tipos de implantes mamários mais utilizados nos dias de hoje. Por ser uma substância inerte, o silicone é um componente seguro para o organismo, não existindo maiores riscos e complicações.
Pesquisas atuais informam que não há associação do uso de prótese de silicone com neoplasias mamárias ou doenças autoimunes (Sabiston e Lyerly, 1999).
Há diversos tipos de próteses de silicone de marcas variadas no mercado atual, e elas se diferenciam em relação ao tamanho, a textura, ao perfil e ao tipo de preenchimento (Bioplastica, 2010).
Tamanho O volume das próteses de silicone para implante nos seios é medido em centímetros cúbicos (cc) comumente chamados de mililitros (ml). Existe uma grande variação de tamanho entre as próteses, indo desde 60cc até 500cc. Os tamanhos das próteses de silicone geralmente progridem de 30 em 30cc e os mais utilizados estão entre 200cc e 300cc (Bioplastica, 2010).
A escolha do tamanho é uma questão delicada, requer entender a paciente e saber o que ela realmente espera da operação. Não há um volume preestabelecido, deve-se procurar obter uma forma que esteja em harmonia com a imagem feminina da paciente. O método utilizado para definir o tamanho da prótese é ir colocando próteses de diversos volumes no sutiã, sem bojo, até encontrar a que melhor se adapte (Micali, 2010).
Textura Os tipos de superfície das próteses de silicone foram alterando-se com o passar dos anos em uma tentativa de minimizar os riscos de uma complicação denominada contratura capsular (cápsula fibrosa que se forma ao redor do implante como uma reação de defesa orgânica contra um corpo estranho). Essa contratura pode deformar a prótese alterando a forma da mama. O índice de ocorrência de contratura capsular está relacionado entre outros fatores, à superfície dos implantes de silicone (Bioplastica, 2010).
Existem três tipos básicos de superfícies: Prótese lisa: primeiras próteses fabricadas, com maior índice de contratura capsular (5 a 6%).
Prótese de poliuretano: sua superfície é revestida com espuma de poliuretano. Apresenta os menores índices de contratura capsular (0,5%) entre as próteses existentes, porém é mais sensível à palpação e possui maiores chances de dobras. Utilizada geralmente após contratura capsular intensa com prótese de silicone texturizada.
Prótese texturizada: prótese desenvolvida na década de 80 e que é a mais utilizada atualmente. Possui superfície com micro rugosidades visando "quebrar" a formação da cápsula.
Apresenta índices menores de contratura capsular do que as próteses lisas (2 a 3%).
Perfil Em relação ao perfil, as próteses de silicone podem ser classificadas em:
Baixo: possuem uma base mais larga e são mais baixas, sendo mais indicadas quando se deseja uma maior projeção do colo mamário e pouca projeção para frente.
Alto: possuem uma base menor e são mais altas, sendo indicadas quando se deseja maior projeção dos seios para frente sem tanta necessidade de preenchimento do colo mamário. São as mais requisitadas pela maioria das pacientes.
Anatômico: formato "em gota". Indicadas para aquelas pacientes que têm mamas com formas e contornos estéticos e se deseja um aumento proporcional das mesmas. Possui projeção frontal menor que as próteses de silicone de perfil alto.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93