O Efeito Da Radiofrequência Bipolar No Tratamento De Linhas De Expressão Facial

Antes Depois
Antes Depois

Fisioterapia

19/12/2012

Resumo
O rosto é uma vítima certa de um dos principais sintomas do envelhecimento, a flacidez. Para tratar a flacidez facial atualmente, no mercado podemos contar com a tecnologia, dentre elas esta o procedimento realizado com um equipamento chamado Hertix, um gerador de radiofrequência que através do efeito da corrente elétrica alternada de alta frequência induz calor nos tecidos dérmicos (calor endógeno) com densidades proporcionais ao tipo do aplicador utilizado, para provocar um efeito de lifting facial, estimulando a produção de colágeno e elastina na pele, assim promovendo o rejuvenescimento facial.

O estudo foi realizado com uma pacientes do sexo feminino com características faciais evidentes, linhas de expressão facial e flacidez tecidual, com 36 anos de idade. Onde foram realizadas quatro sessões com o equipamento de radiofrequência Hertix realizadas de 21 (vinte e um) em 21 dias para o estimulo de colágeno. O objetivo foi analisar os efeitos da radiofrequência no processo de rejuvenescimento facial. Onde se concluiu que a radiofrequência consegue estimular o colágeno de forma gradual e satisfatória para o rejuvenescimento facial.

Introdução

Apesar das diversas terminologias utilizadas em diferentes livros e artigos, desde o inicio de 1900, os conceitos de diatermia e hipertermia endógena estão relacionados com campos eletromagnéticos de alta frequência, aplicado no corpo humano. O objetivo desta aplicação é aumentar a temperatura interna e induzir consequências aos diversos efeitos terapêuticos.

Desde os anos 30, a diatermia se converteu em um importante recurso na terapia física, em muitos campos da medicina e cirurgia. O aquecimento dos tecidos mediante correntes elétricas alternadas de alta frequência mostra uma grande vantagem, se comparar com outras formas de calor usado na medicina (condução e convecção), tem uma maior penetração nos tecidos produzindo efeitos mais profundos e mais eficientes, garantindo efeitos terapêuticos mais eficazes. O desequilíbrio elétrico (diferença de potencial da membrana) das células e o deslocamento molecular fisiológico, que caracteriza o tecido, são requisitos necessários para a saúde do organismo. A aplicação do efeito condensador RF (radiofrequência) nos tecidos cria uma corrente de movimento das cargas por uma ação de atração e repulsão. Dado a variação da frequência do campo eletromagnético, que intervêm no denominado tecido básico específico de Pischinger, ou seja, é a inter-relação entre as células e o micro ambiente (liquido extracelular).

O aquecimento tecidual endógeno é conseguido através das características construtivas para cada tipo de eletrodo aplicador, onde o fluxo da corrente elétrica de alta frequência no tecido local provoca a elevação da temperatura por efeito joule (aquecimento seletivo tecidual). Como resultado, as fibras colágenas contraem aumentando a síntese de um novo colágeno (neocolagenese progressiva). Além disso, há um incremento no aporte sanguíneo e vascularização na área promovendo a descompressão dos tecidos tratados, justificando os efeitos do fluxo da corrente de radiofrequência na flacidez de pele e linhas de expressões. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da RF (radiofrequência) no tratamento do rejuvenescimento facial e de linhas de expressão.

Metodologia
Este estudo caracteriza-se como sendo de natureza "descritiva" e a população foi constituída por uma paciente portadora de linhas de expressão facial que se encontrava em tratamento na clínica de estética Equilíbrio, situada na cidade de Montes Claros - MG. A amostra utilizada na pesquisa é composta por um individuo do sexo feminino, com 36 anos e com linhas de expressões visíveis. Onde a mesma foi orientada a manter o seu peso para não ter perda dos parâmetros em relação à flacidez facial e contornos faciais. A paciente assinou um termo de consentimento e foram retiradas fotos em diversos ângulos da mesma para a comparação do tratamento do antes e depois. Foi excluído do estudo o paciente que apresentou as contra indicações para o uso do aparelho, que é grávida, portador de marca-passo, com placas metálicas no local de aplicação e com lesões teciduais. Foram realizadas quatro sessões de radiofrequência utilizando o aparelho Hertix da marca KLD, com o aplicador bipolar de campo longitudinal com uma freqüência de 640KHz, com duração de 15 minutos cada sessão onde a face foi subdividida em três quadrantes (testa, hemiface direita, hemiface esquerda), com o controle da temperatura entre 39°C e 40°C, através de um termômetro infravermelho digital. As sessões foram realizadas de 21 em 21 dias de acordo com o protocolo do fabricante que ressalta que o colágeno demora cerca de 21 dias para sua remodelação.

Desenvolvimento Corrente De Alta Frequência
O aquecimento dos tecidos mediante correntes elétricas alternadas de alta frequência mostra uma grande vantagem, se comparar com outras formas de calor usado na medicina (condução e convecção), tem uma maior penetração nos tecidos produzindo efeitos mais profundos e mais eficientes, garantindo efeitos terapêuticos mais eficazes. No caso específico os equipamentos de RF, geram uma corrente alternada de alta frequência, variável de 640Khz a 2400Khz e gera um circuito de aplicação. Este circuito inclui dois eletrodos destinados a fecharem um circuito para permitir a passagem desta corrente alterna elétrica de alta frequência, gerando tensões na área do corpo do paciente (ALSTER, 2005). O Hertix trabalha por meio da RF: emissão de correntes elétricas de alta frequência formando um campo eletromagnético que gera calor em contato com os tecidos humanos. Por ser uma terapia com frequências projetadas para atingir a camada subdérmica, é segura sendo possível sua aplicação em todos os fotótipos cutâneos. A aplicação do efeito condensador (RF) nos tecidos cria uma corrente de movimento das cargas por uma ação de atração e repulsão. Dado a variação da frequência do campo eletromagnético, que intervêm no denominado tecido básico específico de Pischinger, ou seja, é a inter relação entre as células e o micro ambiente (liquido extracelular) (http://www.kld.com.br/pt/produtos/1/estetica/1/hertix.aspx#caracteristicas).

Na aplicação da RF, não ocorre estimulação externa, como no uso de correntes de baixa ou média frequência excito motora. Esta aplicação gera um campo eletromagnético pela ação de uma corrente elétrica alternada de alta frequência, carregando o capacitor e gerando uma corrente interna dentro do tecido e desenvolvendo alguns efeitos importantes, que reequilibra o meio intra e extracelular (ALSTER, 2005).

Fisiopatologia Da Pele
A vida de qualquer organismo pluricelular superior está ligada a uma tríade fundamental constituída por: células, tecido conjuntivo e circulação. O tecido conjuntivo é o filtro de todas as substâncias que transitam e também das informações que sobre formas eletromagnéticas atravessam até chegar aos receptores da membrana celular. São estes receptores que estão prontos para traduzir as informações para o código celular (GUIRRO E, GUIRRO, 2004). Os conjuntivos amplamente valorizados pelo estudo de Pischinger estão constituídos por um conjunto de proteoglicanos e glucosaminoglicanos (PG e GAGs), imersos em uma solução aquosa de ácido hialurônico e acompanhados por glicoproteínas estrutural (colágeno e elastina) e de glicoproteínas reticulares (fibronectina, laminina e outros) (GOLDMAN, 2001).

No conjuntivo, estão imersos elementos celulares como fibroblasto, mastócitos e células. O funcionamento do sistema de regulação de base está determinado por toda uma série de citicinas, além de neurotransmissores, neuropeptídeos e hormônios, que determinam o intercambio dos PG/GAGs em função das necessidades metabólicas (GUIRRO E, GUIRRO, 2004). A interação de todas estas substâncias regula a função de filtro molecular da seção de transito. Segundo a quantidade e a qualidade dos componentes do conjuntivo (proteases, anti-proteases, PH, e concentração dos eletrólitos), as moléculas são permitidas sua passagem, mas pode ser impedidas em função do seu volume e de sua carga elétrica (KEDE MPV, 2004).

Efeitos Biológicos
As oscilações que são criadas com correntes elétricas alternadas de alta frequência exercem efeitos benéficos, sobre os componentes alterados no tecido (micro circulação arterial venosa e linfática, ação na membrana celular e no colágeno específico). No plano subjetivo, tais efeitos podem ser percebidos pelo paciente com um aumento térmico endógeno. A atividade biológica da corrente elétrica alternada de alta frequência se manifesta através de duas modalidades, de acordo com PINO-ROSADO, 2006: O efeito energético: alimentando o tecido com energia eletromagnética, facilitando reações químicas permitindo uma maior movimentação entre os íons através da membrana lipoprotéica e facilitando a transformação de ADP e ATP.

O efeito térmico: como a movimentação dos íons e seus atritos, provocado pela variação da frequência do campo eletromagnético, é gerada uma hipertermia local, que determina um aumento no fluxo sanguíneo, com aumento da demanda de oxigênio e nutriente, com também, aumento da saída dos catabólicos ou subprodutos. Na maioria das patologias tratadas é indispensável que se aplique potências elevadas durante tempos breves, para que o aumento da temperatura por via direta e reflexa aumente o aporte de oxigênio e nutrientes nos tecidos lesados. Temos, portanto, um efeito térmico que varia com relação à superfície do eletrodo ativo utilizado e do tecido a ser tratado. Além do efeito da bioestimulação, teremos um aumento local e reflexo da circulação arterial e uma importante ação de drenagem venosa e linfática (PINO-ROSADO, 2006).

O tempo de exposição à radiofrequência e o stress mecânico aplicado ao tecido durante o aquecimento, altera o comportamento do tecido conjuntivo e da qualidade de contração tecidual (temperaturas altas). As propriedades térmicas do tecido também podem variar, dependendo da espécie, idade, pH, concentração de eletrólitos, concentração e orientação das fibras colágenas e os níveis de umidade no tecido (PINO-ROSADO, 2006).

A termólise seletiva que é produzida pela radiofrequência, depende das propriedades elétricas dos tecidos, ao contrário da energia ótica que depende da quantidade da pele dos cromóforos para obter destruição seletiva do tecido alvo (PINO-ROSADO, 2006).

Aplicação de radiofrequência nos tecidos gera ondas de energia, que induz uma oscilação de alta velocidade molecular e causa um deslocamento das partículas carregadas, o que implica na produção de movimentos de rotação das moléculas de água e de outras também aquecidas. As moléculas de água aquecida, espalhar a sua energia térmica para os tecidos adjacentes em decorrência da sua condutividade térmica. Quando o tecido é terapeuticamente aquecido, a circulação sanguínea melhora a capitação dos catabólitos e favorece a drenagem das áreas afetadas pelo edema, inchaço e mantém o tecido rico em líquidos (SORIANO, 2000).

A lesão térmica controlada pode levar a uma retração do tecido, seguida por uma resposta inflamatória acompanhada pela migração de fibroblastos na área. Infiltração intersticial é orientado pelo fibroblasto na fina camada de tecido, incluindo os de transição, podem ser usados para reforçar a sua integridade estrutural, resultando em uma melhoria ou eliminação da protrusão subdermal, gordura que provoca inchaço na pele o que caracteriza a celulite e o componente flácido. A área é reforçada com mais depósitos do tecido conjuntivo como parte da reparação do tecido e estágio de cicatrização. Esta etapa é seguida por um período de maturação do novo depósito de tecido conjuntivo, provocando a contração, cuidando do tecido danificado e com a transição da derme, epiderme (GOLDMAN, 2001).

O efeito da lesão térmica controlada induz uma resposta inflamatória que favorece a migração de fibroblastos, que reforçam a estrutura do colágeno dando lugar a uma melhora na textura da pele e uma diminuição no contorno corporal. O procedimento é acompanhado por uma sensação de intenso calor e eritema moderado que é mantido por algumas horas, as queimaduras são raras (PINO-ROSADO, 2006).

O objetivo do tratamento é aumentar a temperatura do tecido no sentido de alcançar uma temperatura local de 40 º C, o que desencadeia uma cascata muito interessante de reações fisiológicas: aquecimento do tecido adiposo induz o aparecimento de vasodilatação local e estímulo à formação de novo colágeno ou neocolagênese (GOLDMAN, 2001).

Na realidade, existem dois tipos de efeitos sobre o colágeno. Uma primeira fase que é da contração imediata do colágeno existente (ocorre no momento do tratamento). E a segunda fase do tratamento, a remodelação e renovação têm lugar em médio prazo. É importante ressaltar que a vasodilatação local tem um efeito direto na melhora da microcirculação, o que melhora a capacidade da célula de transferência como um efeito complementar biológico (PINO-ROSADO, 2006).

Conclusão
Pode-se observar que nas comparações das fotos os locais de maior tensão como o sulco nasogeniano e o corrugador da testa teve significativa melhora após as sessões de Hertix, com a diminuição da profundidade das linhas de expressão. Sendo visível a melhora da elasticidade da pele e oxigenação da área. Após estudo podemos concluir que a radiofrequência bipolar longitudinal tem efeitos rejuvenescedores, promovendo a melhora da elasticidade, estimulando o colágeno, diminuindo as linhas de expressão facial e a profundidade das mesmas. O Hertix é um aparelho de estimulação de colágeno não invasivo capaz de melhorar a inervação local.

Referência Bibliográfica
ALSTER TS, Tanzi EL. Cellulite treatment using a novel combination radiofrequency, infrared light and mechanical tissue manipulation device. Journal of Cosmetic and Laser Therapy. 2005; 7:81-5. Goldman L, Bennett JC. Cecil: tratado de medicina interna. 21.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
GUIRRO E, Guirro R. Fisioterapia dermato-funcional. 3.ed. São Paulo: Manole, 2004. Kede MPV, Sabatovich O. Dermatologia Estética. São Paulo: Atheneu, 2004.
MILANI GB, João SMA, Farah EA. Fundamentos da Fisioterapia dermato-funcional: revisão de literatura. Fisioterapia e Pesquisa 2006; 13: 37-43.
PINO ROSADO MED. Radio frecuencia em rejuvenecimiento facial y corporal. LII Congresso anual de "Terapêutica dermatológica". 22 abr 2006; México; 2006.
SORIANO MCD, Pérez SC, Baques MIC. Principales Alteraciones De La Estética Corporal. In:_. Electroestética Profesional Aplicada: Teoría y práctica para la utilización de corrientes en estética. Sant Quirze del Vallès: SOR Internacional; 2000. p. 399-407. KLD, disponível em: , acesso em 23/09/2012.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Mariella Miranda Evangelista

por Mariella Miranda Evangelista

Mestranda em Administração dos Serviços da Sáude, pela Universidade de Ciencias Empresariais e Sociais da Argentina; especialista em Dermato-Funcional e Terapia Manual e Postural.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93