18/01/2013
Os lipídios apresentam uma estrutura caracterizada por parte hidrofílica e outra hidrofóbica, em sua composição contém carbono ( C ), Oxigênio ( O ) e hidrogênio ( H ). O lipídio serve como reserva energética pois seu acúmulo é denominado Gordura para os animeis e Óleo para as plantas.
Como já comentado os lipídios contem sua parte hidrofílica e outra hidrofóbica isso quer dizer que parte tem tolerância a água e a outra não, dado a essa característica sua evolução foi algo genial, o seu agrupamento formou a primeira membrana chamada MICELLE.
A Micelle com sua estrutura conseguiu organizar os lipídios de forma que sua parte hidrofílica ( Gosta de água ), ficasse em contato com a água e sua parte hidrofóbica também se beneficiasse pois encontrava-se impermeável. Entretanto a Micelle necessitava se alimentar, ai deu-se sua evolução denominada assim a estrutura evoluída de Bicamada Lipídica.
A bicamada Lipídica surgiu pela simples necessidade de alimentação da Micelle, contudo a bicamada ainda sim continuou a beneficiar a parte hidrofílica e a hidrofóbica dos lipídios, a única diferença nessa evolução é que em seu interior era composto de primeiramente uma camada hidrofílica que funcionava como um tipo de reservatório, de uma camada hidrofóbica e outra camada novamente hidrofílica. Podemos assim chamar essa bicamada de "Organismo".
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Academica de Fisioterapia.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93