Semelhança da Marcha Executada entre o Homem e o Cavalo

Cada passo completo do cavalo apresenta padrões semelhantes aos do caminhar humano
Cada passo completo do cavalo apresenta padrões semelhantes aos do caminhar humano

Fisioterapia

23/01/2013

Na marcha, o ser humano locomove-se, utilizando suas pernas alternadamente. Enquanto uma perna está na fase de sustentação, a outra se encontra na de sustentação dupla ou na fase de impulsão. O peso corpóreo desloca-se durante a marcha para adiante (anteriormente) pelo deslocamento do centro de gravidade e, para não cairmos, ocorre o passo, reconstituindo o equilíbrio. A observação de que nos movemos para cima e para baixo quando andamos está associada à terceira lei de Newton, a qual afirma que a toda força corresponde uma reação igual e de sentido oposto, estando, nesse caso, associada à força de reação do solo, para que possa haver a propulsão. O tronco gira em torno de seu eixo vertical, a cintura escapular e a da pelve se contrapõem, dissociando-se.

Durante o ciclo da marcha, ocorre um deslocamento de peso de um lado para o outro, que corresponde, no adulto, a aproximadamente 0,5 cm. O cavalo realiza ciclos de movimentos análogos ao ciclo do homem durante sua andadura natural, o passo. Esse se subdivide em quatro fases: levantar, que corresponde ao membro que se ergue, desligando-se do solo; suster, momento da oscilação; pôr, quando retorna o contato com o solo; e por fim, apoiar, quando se firma. Podem ser resumidas em apoio e sustentação. Portanto, o paralelismo entre o andar humano e o andar do cavalo evidencia-se pelo movimento tridimensional observado em ambos. Essa semelhança favorece a construção da percepção desse movimento pelo paciente, que, em inúmeros casos, nunca teve a possibilidade de vivenciá-la. (MEDEIROS e DIAS, 2008).

Cada passo completo do cavalo apresenta padrões semelhantes aos do caminhar humano, impondo deslocamentos da cintura pélvica do homem da ordem de cinco centímetros nos planos vertical, horizontal e sagital e uma rotação de oito graus para um lado e para outro; ao deslocar-se, o cavalo exige do cavaleiro, ajustes tônicos para adaptar seu equilíbrio a cada movimento. Cada passo produz um a um e vinte e cinco movimentos por segundo. Portanto, em trinta minutos de trabalho, o cavaleiro executa um mil e oitocentos (1800) a dois mil duzentos e cinquenta (2250) ajustes tônicos; os deslocamentos da cintura pélvica produzem vibrações nas regiões osteoarticulares que são transmitidas ao cérebro, via medula, com frequência de cento e oitenta (180) oscilações por minuto, o que já é apontado como sendo a mais adequada à boa saúde. (ANDE, 2000)

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93