Avaliação do Nervo Mediano - (ULTT 2ª) ou (Radial 2b)
A avaliação é indicada para sintomas na coluna
Fisioterapia
24/01/2013
O ULTT2 é utilizado para avaliar o nervo mediano (ULTT 2a), quando realizado com depressão da cintura escapular e rotação externa de ombro, e avaliar o nervo radial (ULTT 2b), quando realizado com depressão da cintura escapular e rotação interna do ombro. Da mesma forma que no teste anterior, deve-se proceder à diferenciação estrutural e à comparação com o membro contralateral (BUTLER, 2003).
Indicações
Como o ULTT, o ULTT2 é indicado para pacientes com sintomas localizados no braço, cabeça, pescoço ou coluna torácica. Torna-se essencial quando há indicações subjetivas de um componente de tensão adversa, sobretudo com atividades que envolvam a depressão do ombro. Sintomas na distribuição do nervo radial e desordens apresentadas com diagnóstico clínico de Cotovelo de Tenista e doença de Quervain também são indicativos para o teste (BUTLER, 2003).
Procedimentos
O teste ULTT 2a, para avaliar o nervo mediano, é realizado com o paciente em decúbito dorsal. A seguinte sequência de movimentos deve ser realizada:
Inclinação contralateral da cabeça;
Depressão do ombro;
Extensão do cotovelo;
Rotação externa do ombro;
Extensão do punho e dedos;
Abdução de ombro.
O teste ULTT2B avalia o nervo radial. O nervo radial é formado por uma ramificação do fascículo posterior do plexo braquial, sendo responsável por inervações motoras e/ou sensitivas no braço, antebraço e mão. Inervação sensitiva: face lateral inferior do braço, face posterior do braço, face posterior do antebraço, face dorsal da mão (exceto a parte ulnar). Inervação motora: compartimentos posteriores do braço (tríceps) e antebraço (ineva todos os músculos do compartimento, com exceção dos extensores longos do polegar, extensor curto do polegar, extensor do index e abdutor longo do polegar (WIKIPEDIA, 2010)).
O teste é realizado com as posições iniciais do ULTT2A, porém rotacionando-se internamente o ombro do paciente. A seguinte sequência de movimentos deve ser realizada:
Inclinação contralateral da cabeça;
Depressão do ombro;
Extensão do cotovelo;
Flexão do punho e dedos;
Flexão do polegar, dedos e desvio ulnar.
Respostas normais
Não há estudos específicos sobre respostas esperadas durante a realização do ULTT2, o que torna importante a comparação com o membro contralateral. Sintomas devem ser esperados nos campos de inervação dos nervos mediano e radial e podem ser considerados normais quando leves (BUTLER, 2003).
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93