Assistência dontológica para o tratamento da sintomatologia dolorosa
Elimina a mordida cruzada
Fisioterapia
25/01/2013
Para o tratamento da sintomatologia dolorosa causada pelas disfunções temporomandibular e dor orofacial (DTMS), normalmente, a odontologia utiliza-se inicialmente da colocação de placas interoclusais feitas de material rígido que possuem diversas denominações (placa estabilizadora; placa de mordida; placa noturna; placa de bruxismo; aparelho interoclusal; splint oclusal; placa de Michigan; placa miorelaxante; placa de Shore).
Estas placas são normalmente móveis e podem ser confeccionadas em acrílico ou silicone. Proporcionam o alívio da dor e o relaxamento da musculatura facial, possibilitando um posicionamento adequado dos músculos, ligamentos e componentes articulares.
As maiores vantagens na utilização desses dispositivos terapêuticos são: custo reduzido e facilidade de confecção; efeitos colaterais mínimos; resposta positiva rápida dos sinais e sintomas; as funções de mastigação, fonação e outras podem ser realizadas com pouca interferência do aparelho.
O ajuste oclusal também é um recurso utilizado pela odontologia no tratamento das DTMS. É caracterizado pelo restabelecimento da relação funcional da dentição, para o perfeito equilíbrio com as demais estruturas do sistema estomatognático, pelo desgaste, melhorando a eficiência e a função desse sistema.
O desgaste seletivo é um procedimento por meio do qual as superfícies oclusais dos dentes são precisamente alteradas para melhorar os padrões de contatos dentários. A estrutura dentária é seletivamente removida até que o dente tenha contatos oclusais equilibrados.
O ajuste oclusal tem sido indicado nas seguintes situações clínicas: eliminar o trauma por oclusão em um ou mais dentes; como terapia coadjuvante no tratamento de alguns casos de bruxismo; quando a estabilidade em determinada posição e o movimento mandibular está seriamente comprometido; para melhorar a posição postural mandibular e aumentar o nível de coordenação e repouso dos músculos mastigadores disfuncionais.
O uso da terapia ortodôntica (colocação de aparelhos fixos) como tratamento inicial das disfunções das ATM geralmente não é recomendado. Somente é utilizada quando os principais sinais e sintomas de dor foram eliminados e o paciente se encontra estável.
Os principais objetivos desta terapia como tratamento coadjuvante das DTMS são:
Eliminação da mordida cruzada, extrusão de dentes posteriores, verticalização de dentes posteriores; obtenção de movimento distal de dentes posteriores, para aumentar o número de dentes de suporte no segmento posterior; extrusão de dentes anteriores para melhorar a guia protrusiva, eliminação da rotação de dentes, principalmente no segmento posterior e aumentar a estabilidade do sistema dentário.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93