25/01/2013
Os principais músculos envolvidos com a articulação temporomandibular são o temporal, masseter, pterigoideo medial e lateral e digástricos (supra-hioideos).Músculos depressores da mandíbula
Os músculos depressores têm como função básica a depressão da mandíbula e cumprem também outras funções secundárias.
Músculo pterigoideo lateral
Músculo com duas cabeças: superior e inferior.
A cabeça superior origina-se no osso esfenoide e insere-se na cápsula articular da ATM.
Atua quando há resistência muscular e quando os dentes são mantidos fechados durante a mastigação. A cabeça inferior origina-se no processo pterigoide e insere-se no colo da mandíbula.
Quando se contrai bilateralmente, os processos condilares são puxados para baixo e a mandíbula sofre protusão. Quando se contrai unilateralmente, a mandíbula desloca-se lateralmente para o lado oposto ao da contração. Quando a cabeça inferior está ativa, a superior relaxa.
Músculos supra-hioideos
Grupamento muscular composto pelos músculos digástrico, estilo-hioideo, milo-hioideo e gênio-hioide, todos pares. Quando ativados, realizam abaixamento e retrusão mandibular, sendo importantes para a coordenação dos movimentos mandibulares. O digástrico é o mais importante músculo deste grupo.
Músculos envolvidos com a ATM
Alguns músculos da cabeça e do pescoço que participam do sistema estomatognático possuem relação com a função da articulação temporomandibular, tornando-se importante descrevê-los.
Músculos occipitais
Os músculos suboccipitais são definidos como: grupamento muscular que forma o trígono suboccipital. Estão localizados na região posterior do pescoço, sobre o osso occipital, acima da margem basal do crânio. Compõem-se pelos músculos: reto posterior maior e menor da cabeça e oblíquo superior e inferior da cabeça.
Músculo esternocleidomastoideo
Músculo oblíquo do pescoço, que parte do esterno e da clavícula para inserir-se na apófise mastoide do osso occipital. Tem como ação a elevação da cabeça a partir da posição supina. Frequentemente apresenta-se contraturado e dolorido em pacientes com disfunções temporomandibulares.
Músculo trapézio
Músculo da região posterior do tronco que possibilita a elevação da escápula. É um importante sítio de pontos de tensão e dor muscular em indivíduos portadores de disfunções temporomandibulares.
Músculo escaleno
Originam-se nas vértebras cervicais e inserem-se na primeira, e segunda, costelas. Possuem três porções: anterior, média e posterior. Realizam inclinação homolateral do pescoço.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93