Acupuntura e o Tao

De acordo com os chineses o Yang é como o fogo por ser quente
De acordo com os chineses o Yang é como o fogo por ser quente

Fisioterapia

30/01/2013

O Tao é incognicível, vasto, eterno; é o Caminho do Céu, da Terra, do Homem. Não tem consciência da ação, não tem propósito, não busca prêmio ou recompensa; abre caminho com brandura em direção à perfeição. É mais profundo e escuro que brilhante, é o Grande Vazio – T’ai Hsu; isento de características, indiferenciado, inconcebivelmente vasto, sem limites, mas presente por inteiro na menor semente. É também a Causa Final – T’ai Chi, o Grande Modificador – T’ai I e o Céu – T’ien, fonte de governo e ordem.

Segundo Lao-tsé (um dos fundadores do taoísmo): “O Universo teve uma causa primeira, que pode ser chamada a Mãe. Conhecei a Mãe e conhecereis o Filho; conhecei o Filho e sabereis o que é a Mãe”. Porém: “Ignoro seu nome, por isso o chamo de Tao”.

“O Tao é um mar sereno de puro vazio, perlado , ilimitado, imaculado. Dele nascem dois dragões gêmeos (yin e yang): o macho, brilhante como o sol estriado de ouro, senhor da ação; a fêmea, radiante como a lua e enternecida de fios de prata, dada à passividade. Sua cópula dá início aos ritmos da mudança cíclica – os movimentos dos planetas, o avanço das estações, a alternância do dia e da noite...”, resumo das palavras de um mestre taoísta por John Blofeld. ?

Para os chineses tudo que percebemos no mundo e tudo que temos contato imediato
TAI JI – existência, mas antes da existência e, WU JI – não existência. “O WU JI, a não existência gera a existência; a existência TAI JI gera o Yin e o yang”. (Texto Taoísta )

De acordo com os chineses o Yang é como o fogo por ser quente, claro, dar luz, tende a subir, incita o movimento, consome e é insubstancial. O Yin é a água por ser de natureza fria, não ter luz, tende para baixo, conserva, procura repouso e é substancial.

Todos os processos e fenômenos naturais são o produto da movimentação gradual do Yin e do Yang. Na natureza na da acontece abruptamente, nem por acaso. Todos os fenômenos do Universo em seu constante fluir transitam de Yin para Yang e vice-versa, constante e sem interrupção.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Regina Célia Alcantara de Oliveira

por Regina Célia Alcantara de Oliveira

Fisioterapeuta, Pós Graduada em Acupuntura Professora de Recursos Terapêuticos Manuais

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93