Sistema tegumentar

O sistema tegumentar é constituído pela pele
O sistema tegumentar é constituído pela pele

Fisioterapia

13/02/2013

O sistema tegumentar é um importante sistema orgânico que recobre toda a superfície do organismo humano, é constituído: pela pele (que possui uma porção epitelial denominada epiderme e uma porção conjuntiva denominada derme); pela hipoderme (tela subcutânea) e pelos anexos subcutâneos (pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas). É considerada uma complexa estrutura de tecidos de naturezas variadas, dispostos de forma inter-relacionada, de modo a adequar-se, de maneira harmônica ao desempenho de suas funções.

Exerce funções vitais de revestimento e proteção entre o meio interno e o ambiente, evitando a perda de fluidos corporais e a penetração de substâncias estranhas e nocivas ao organismo.


Pele

A pele é considerada o maior órgão do organismo humano, representando cerca de 15% do peso seco total do corpo e exercendo funções vitais para a manutenção do equilíbrio e da homeostase corporal. Recobre o organismo, protegendo-o da perda excessiva de água e do atrito, recebe estímulos do ambiente e colabora com mecanismos para regular sua temperatura, além de ser um importante sítio de receptores sensoriais (VILELA, 2008).

A função principal da pele é a proteção do organismo dos agentes agressores externos (microorganismos, água e luz solar excessiva). É responsável também pela hidrorregulação (evitando a entrada e a saída excessiva de líquidos); termorregulação (manutenção da temperatura corporal em níveis adequados); absorção cutânea (realiza a síntese de melanina, queratina e vitamina D); sensibilidade (possui inúmeros receptores cutâneos de calor, frio, pressão, tato, vibração).

A pele é composta por duas camadas principais: a epiderme (camada superficial composta por tecido epitelial) e a derme (camada profunda composta por tecido conjuntivo denso e irregular).

A epiderme é a camada mais externa da pele, formada por tecido epitelial de revestimento estratificado do tipo pavimentoso. Não possui rede de irrigação sanguínea própria, sendo nutrida, por difusão, pela derme.

As células próprias desta camada da pele são: melanócitos (responsáveis pela produção da melanina, que determina a coloração da pele); queratinócitos (responsáveis pela produção da proteína queratina); células de Langerhans (células de defesa, responsáveis por reconhecer os agentes agressores à pele) e células de Merkel (células caracterizadas como mecanorreceptoras, que também podem estar ligadas à secreção de alguns hormônios).

Compõe-se por quatro camadas principais, indistintamente separadas: camada córnea (camada mais superficial e de espessura fina, constituída por células queratinizadas, que são continuamente eliminadas como resultado da abrasão da pele e substituídas por células vindas das camadas abaixo); camada granulosa (formada por células com grânulos de querato-hialina); camada espinhosa (formada por células de aspecto espinhoso que proporcionam a manutenção da coesão das células de epiderme); camada basal (camada mais profunda que apresenta intensa atividade mitótica gerando novas células, responsável pela constante renovação da epiderme) (WIKIPÉDIA, 2008).

A derme é caracterizada como uma espessa camada de tecido conjuntivo, localizada abaixo da epiderme. As principais células da derme são os fibroblastos. Possui fibras elásticas, reticulares e colágenas. Constituem-se pela substância fundamental amorfa e por elementos fibrosos, principalmente fibras colágenas e elásticas.

Na substância fundamental, encontram-se principalmente o ácido hialurônico, e os sulfatos de condroitina, heparan e de dermatan (substâncias hidrófilas). As fibras colágenas conferem resistência à pele; as fibras elásticas, elasticidade, e a substância fundamental, resistência à compressão.

Esta camada da pele é suprida por uma vasta rede de vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. Contém glândulas especializadas e órgãos dos sentidos. Sua superfície externa é muito irregular, variando em cada região do corpo. É formada por duas camadas: camada papilar (delgada e constituída por tecido conjuntivo frouxo. Possui papilas que aumentam a zona de contato da derme com a epiderme, trazendo maior resistência à pele) e camada reticular (espessa e constituída por tecido conjuntivo denso com feixes de fibras colágenas entrelaçadas) (WIKIPÉDIA, 2008).


Hipoderme (tela subcutânea)

A hipoderme é uma camada de tecido subcutâneo localizada abaixo da derme. Não faz parte da pele, porém serve como suporte para suas estruturas. É formada por tecido conjuntivo dos tipos frouxo e denso. Compõe-se por duas camadas: areolar (mais superficial e composta por adipócitos globulares e volumosos) e lamelar (profunda, é o local onde ocorre aumento de espessura no ganho de peso) (GUIRRO e GUIRRO, 2002).


Anexos da pele

São consideradas estruturas anexas à pele: os pelos, as unhas e as glândulas sudoríparas e sebáceas.

Os pelos são originados de uma invaginação da epiderme (folículo piloso). São visíveis externamente pela sua haste e estão distribuídos por quase todo o corpo, exercendo função de proteção. As unhas são lâminas córneas de coloração rosada, formadas pela camada córnea.

As glândulas sebáceas estão anexas aos pelos, sendo mais numerosas, mas de menor volume, nas regiões onde os pelos são abundantes. Realizam a secreção do sebo (mistura de lipídios cuja função é a lubrificação da pele). As glândulas sudoríparas distribuem-se por quase todo o corpo e secretam o suor (fluido de cloreto de sódio, ureia, sulfatos e fosfatos) a depender de fatores como temperatura ambiente e nível de atividade muscular.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93