A fibra muscular esquelética

Cada fibra muscular contém várias centenas a vários milhares de miofibrilas
Cada fibra muscular contém várias centenas a vários milhares de miofibrilas

Fisioterapia

21/02/2013

Todos os músculos esqueléticos são formados por numerosas fibras. Cada fibra por sua vez, é formada por subunidades sucessivamente menores. O sarcolema consiste em uma verdadeira membrana celular da fibra muscular (membrana plasmática), com um revestimento externo composta por material polissacarídeo, com numerosas fibrilas de colágeno.

Cada fibra muscular contém várias centenas a vários milhares de miofibrilas. Cada miofibrila por sua vez, contém, dispostas lado a lado, cerca de 3000 filamentos de miosina e cerca de 3000 filamentos de actina, ambas responsáveis pela contração muscular.

Como os filamentos de actina e miosina ficam parcialmente interligados, a miofibrila apresenta faixas claras e escuras. As claras só apresentam filamentos de actina e são chamadas faixas I, já as escuras contêm os filamentos de miosina e as extremidades dos filamentos de actina que se entremeiam com os de miosina, denominadas faixas A. As pequenas projeções dos lados dos filamentos de miosina são as pontes cruzadas, importantes para o mecanismo de contração muscular.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93