Ergonomia

No Brasil, a ergonomia começou a ser estudada nos anos 60
No Brasil, a ergonomia começou a ser estudada nos anos 60

Fisioterapia

01/04/2013

A palavra ergonomia vem dos termos gregos ergon, que significa trabalho e nomos, que significa regras ou leis. Surgiu, em 1857, com a publicação de um artigo do Polonês Victor Jastrzebowski intitulado “Ensaios de ergonomia ou ciência do trabalho, baseada nas leis objetivas da ciência sobre a natureza”.

Durante a primeira guerra mundial (1914-1917), houve necessidade de aumentar a produção de armamentos, por isso os fisiologistas e psicólogos foram chamados para melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores a fim de aumentar a produtividade, com o fim da guerra, essa comissão foi transformada no Instituto de Pesquisa da Fadiga Industrial.

Durante a II guerra mundial (1939–1945), houve um incremento na velocidade e no número de desenvolvimento de projetos bélicos com novas armas e tanques com características mais complexas, com isso aconteciam inúmeros acidentes na área militar. Esses acidentes foram atribuídos a falhas dos projetos de equipamentos que não eram adequados aos seus operadores, seja pelo peso, pelo conforto ou mesmo pela segurança do manuseio.

Na tentativa de solucionar as falhas dos projetos, foram organizadas equipes de engenheiros, médicos e psicólogos para realizarem a adequação dos projetos sob o ponto de vista anatômico, fisiológico e psicológico. Como consequências, muitos destes equipamentos foram redesenhados para adaptarem-se melhor ao desempenho do ser humano.

Estes profissionais especialistas voltaram a se reunir em 12 de julho de 1949, após o fim da segunda Guerra, na Inglaterra, com intenção de discutir e formalizar a existência desse novo ramo da aplicação interdisciplinar da ciência, surgindo assim, oficialmente, a ergonomia como uma forma de melhorar as condições de trabalho e o bem-estar do ser humano.

Somente na década de 50 com a fundação da Ergonomics Research Society, na Inglaterra, é que a ergonomia se expandiu no mundo industrializado.

No Brasil, a ergonomia começou a ser estudada nos anos 60, porém, somente com a criação da Associação Brasileira de Ergonomia em 1983, é que houve um desenvolvimento mais rápido, principalmente no meio acadêmico.

Já a formalização de referências de segurança e adaptação do trabalho ao trabalhador veio em 23 de outubro de 1990, foi instituída a Norma Regulamentadora nº. 17 (NR17) pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, que objetiva a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93