A Ginástica Laboral deve ser orientada por profissionais habilitados
Fisioterapia
01/04/2013
A GL é o exercício físico orientado e praticado durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador, prevenir doenças ocupacionais e promover o bem-estar durante as pequenas pausas de trabalho.
A GL deve ser orientada por profissionais habilitados, de acordo com a função exercida pelo trabalhador, visando minimizar o efeito deletério da solicitação constante a que o sistema musculoesquelético e articular do trabalhador é submetido ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa que exija grande esforço físico ou não.
Desse modo, os colaboradores que ocupam postos de trabalho onde a força física é exigida (como para manejar instrumentos, ferramentas e produtos, por exemplo) e os trabalhadores administrativos como digitadores, secretários, atendentes, que são acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais, serão beneficiados pelo programa de exercício e o risco de lesões por tais fatores será reduzido.
Basicamente a ginástica laboral consiste em:
• Exercícios de aquecimento musculoesquelético (estes exercícios preparam o organismo para o trabalho físico e melhora o nível de concentração, elevando a temperatura corporal e aumentando o aporte de oxigênio nos tecidos);
• Alongamentos (preparam os músculos, tendões, ligamentos e cápsulas articulares, para maior amplitude dos movimentos);
• Resistência muscular localizada (favorecem a normalização do tônus muscular decorrente do esforço repetitivo nas tarefas laborais e atividades diárias, fornecendo a manutenção do equilíbrio muscular e a prevenção das doenças osteomusculares);
• Relaxamento (tem como finalidade compensar e relaxar todo e qualquer esforço repetitivo nos músculos, articulações, tendões e ligamentos, transcorridos no período de trabalho)
Os benefícios para a empresa consistem na diminuição dos problemas de saúde do trabalhador, o que consequentemente diminui o afastamento e licenças médicas que resulta no aumento da produtividade.
Essa afirmativa pode ser verificada de diversas formas, mas os principais são:
• A diminuição de reclamações por dores musculares;
• Diminuição na ocorrência de afastamento ou faltas ao trabalho por motivos médicos;
• Diminuição dos acidentes e lesões de trabalho, assim reduz os gastos com afastamento e substituição do pessoal e melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade.
Portanto, o fator “qualidade de vida” do trabalhador é significativamente aumentado, assim como a empresa é beneficiada na redução de gastos e no aumento da produtividade ao promover programas orientados de GL. A prática regular de exercícios físicos combate e previne doenças profissionais, doenças oriundas do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade entre outras.
Favorece a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho, reduz a sensação de fadiga ao final da mesma e contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida ao trabalhador.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93