Atualmente observa-se que a tecnologia facilitou em muito a vida das pessoas, mas também as tornou mais sedentárias.
O sedentarismo gera ônus a economia considerável, dado o absenteísmo, redução da produção e afastamentos de funcionários, e apesar do grande esforço realizado pela mídia e pelos órgãos competentes, somente uma pequena parcela dos adultos nos países desenvolvidos se engaja na prática de atividade física em nível e intensidade suficiente para manter ou melhorar sua saúde.
O ambiente de trabalho deve oferecer oportunidades para encorajar e/ou incentivar os adultos em aumentar a prática de exercício físico. Durante as duas últimas décadas, muitas empresas e corporações (grandes e pequenas) têm implementado nos ambientes de trabalho intervenções por meio da prática de exercício físico, o que promoveram um aumento na produtividade e redução dos custos com saúde.
Muitos empresários veem investindo na saúde do trabalhador com o objetivo principal de aumentar seus lucros e com isso, inúmeros empregados acabam melhorando sua qualidade de vida. Sendo assim, a ginástica laboral (GL) passou a ser estimulada, executada e reconhecida por diversas organizações.
Segundo British Journal of Sports Medicine, que publicou uma matéria sobre atividade física e trabalho, afirma que empregados que praticam exercício adoecem menos e causam menos prejuízos aos seus patrões. O estudo foi realizado por pesquisadores holandeses, que investigaram a saúde de aproximadamente 1.300 trabalhadores pelo período de três anos.
Durante estes anos foram registrados casos de enfermidades nos voluntários e esses relacionados com o hábito ou não de praticar exercício de natureza esportiva, de maneira sistemática. O resultado mostrou que os empregados que praticavam exercício físico adoeciam menos e mesmo quando adoeciam isto ocorria em períodos mais curtos, consequentemente produziam mais do que os ociosos, que se abstêm da prática esportiva.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93