Exame físico funcional da flexibilidade

A avaliação do indivíduo é um componente muito importante
A avaliação do indivíduo é um componente muito importante

Fisioterapia

10/04/2013

Anamnese e história clínica

A avaliação do indivíduo é um componente muito importante, uma vez que fornece uma ideia de seu estado geral. Deve-se observar a postura corporal completa, se o paciente está adotando uma posição antálgica, se utiliza alguma órtese de posicionamento. Os contornos ósseos e de tecidos moles devem ser inspecionados, para se detectar qualquer tumoração ou derrame articular localizados ou possíveis alterações vasomotoras, sudomotoras, pilomotoras e tróficas. Observar a posição normal de função da articulação e se há deformidades.

Algumas questões importantes:

-Sexo, idade e profissão;
-Houve alguma lesão e se houve qual o mecanismo da lesão e quando ocorreu?
-Existe dor presente? Se existe, quais são os locais e limites da dor?
-Quais atividades ou posições aumentam ou diminuem a dor?
-Há alguma indicação de deformidade, equimose, atrofia ou espasmo muscular?
-Há movimentos prejudicados?
-O que o indivíduo é capaz de fazer funcionalmente?
-O indivíduo tem qualquer histórico de lesão por excesso de uso ou trauma?

Avaliação da mobilidade dos segmentos

Importante para determinar onde e se é necessária uma avaliação goniométrica específica. Se forem identificadas limitações na amplitude de movimento articular, deverá ser realizado um teste goniométrico específico para se obtiver um quadro das restrições, estabilização e registro das limitações.
Movimentação ativa

Quantidade de movimento articular realizada por um indivíduo sem qualquer auxílio. O examinador tem a informação exata sobre a capacidade, coordenação e força muscular da amplitude de movimento do indivíduo. Deve-se observar:

-Quando e onde, durante cada um dos movimentos, ocorre dor;
-Se o movimento aumenta a intensidade e a qualidade da mesma;
-A quantidade de restrição existente;
-O padrão, o ritmo e a qualidade do movimento;
-O movimento das articulações associadas.

Movimentação passiva

Quantidade de movimento realizada pelo examinador sem o auxílio do indivíduo. Fornece ao profissional a informação exata sobre a integridade das superfícies articulares e a extensibilidade da cápsula articular, ligamentos e músculos. Deve-se observar:

-Quando e onde, durante cada um dos movimentos, ocorre dor;
-Se o movimento aumenta a intensidade e a qualidade da dor;
-O padrão de limitação do movimento;
-A sensação final do movimento;
-O movimento das articulações associadas;
-A amplitude de movimento disponível.

Goniometria

Técnica de avaliação mais usada na prática da fisioterapia. É um instrumento de diagnóstico funcional, capaz de medir de forma objetiva amplitudes articulares através da utilização do goniômetro. O goniômetro é um instrumento durável, lavável e de baixo custo que pode ser aplicado em quase todas as articulações.

Assemelha-se a um transferidor, com dois braços longos, um fixo e outro móvel. Existe ainda um eixo, que deve estar alinhado com o eixo longitudinal dos seguimentos adjacentes à articulação. O centro deve ser posicionado sobre o eixo da articulação a ser examinada.

A medida e o registro das amplitudes articulares devem obedecer a certos preceitos de forma a minimizar possíveis erros: é fundamental conhecer os valores de referência considerados normais para cada movimento articular, considerando variáveis como: constituição física, idade, sexo, profissão. O comparativo com o lado contralateral do indivíduo também é um dado importante para comparação.

Outras considerações importantes: realizar a mensuração com goniômetros válidos; explicar ao indivíduo o que vai ser executado e de que maneira; posicionar o indivíduo corretamente; os pontos de referências anatômicas devem ser deixados descobertos; a posição inicial do seguimento a ser avaliado deve ser a posição zero (posição de partida), que é normalmente a posição de extensão; se existir dor na posição de partida, esta pode ser alterada e o teste deve ser executado na posição de maior conforto para o indivíduo; o movimento deve ser executado lentamente para permitir observar a resposta do indivíduo a sinais de dor ou desconforto; deve ser realizada a estabilização de segmentos adjacentes, para evitar compensações.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93