A intervenção fisioterapêutica no manejo da embolia pulmonar

A fisioterapia auxilia na prevenção de trombos
A fisioterapia auxilia na prevenção de trombos

Fisioterapia

31/05/2013

Manejo Fisioterapêutico

Buscando intervir nas disfunções respiratórias a fisioterapia, em casos de Embolia Pulmonar em sintomas agudos, não tem como intervir, contudo, pode e irá atuar de maneira preventiva de modo eficaz na redução dos fatores de risco para a formação de trombos e o seu deslocamento, caracterizando uma embolia.

Assim, nas condutas da Fisioterapia no manejo de pacientes Internados figurarão a mobilização, de forma ativa, ativa-assistida e passiva, conforme estado geral do paciente com o intuito de promover ativação muscular e recrutamento motor das estruturas contráteis e articulares para fornecer bombeamento sanguíneo e assim evitar uma estase e a formação de trombos. Dentre esses exercícios pode-se estimular a caminhada precoce, caso o paciente possa andar e descarregar peso, exercícios de mini agachamento, exercícios metabólicos, ou seja, com rápida contração dos membros inferiores e superiores; o próprio treino de descarga de peso, com o paciente em pé já favorece a circulação sanguínea, dentre outros exercícios em que o Fisioterapeuta pode fazer uso para evitar a imobilidade prolongada. Pode-se ainda fazer uso da Resistência Elástica Progressiva como recurso de carga e recrutamento muscular para membros inferiores.

Associada a isso, a Fisioterapia poderá orientar para um correto posicionamento do paciente no leito de modo a favorecer a expansão e ventilação pulmonar, bem como orientar para a elevação do membro inferior para auxiliar no retorno venoso. Evitar o uso de roupas apertadas, cruzamento de pernas por tempo prolongado devem fazer parte da conduta de orientação empregada pelo Fisioterapeuta, além de orientar quanto ao apoio na região do pé. Em Dispneia acentuada, a oxigenoterapia pode ser empregada. E o Fisioterapeuta deve estar atento as repercussões cardiovasculares da embolia pulmonar.

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Paulo Henrique Caetano de Sousa

por Paulo Henrique Caetano de Sousa

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará e Bolsista do Programa de Iniciação à Docência pela Universidade Federal do Ceará, desempenhando atividades como Monitor do Módulo de Vivências em Fisioterapia I e II e Extensionista do Programa de Educação pelo Trabalho - Saúde(Pro- Pet- Saúde), desempenhando trabalho na área de Saúde Mental / Álcool e Drogas em Crianças e Adolescentes, Colunista do Portal Educação e Extensionista do Programa de Promoção da Saúde, desenvolvendo trabalhos com grupos de vulnerabilidade social. Membro do Grupo de Pesquisa de Promoção da Saúde do CNPQ

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93