Tecido muscular liso

íons cálcio participam da contração e do relaxamento
íons cálcio participam da contração e do relaxamento

Fisioterapia

01/01/2014

 

Nos filamentos de actina dos tecidos musculares lisos, ao contrário dos estriados, não existe a troponima, somente a tropomiosina, ficando, portanto o sítio ativo descoberto.

Estas células possuem retículo endoplasmático liso, porém os íons cálcio que participam da contração e do relaxamento são íons cálcio extracelulares.

O sistema nervoso central manda comando ao retículo endoplasmático liso para que liberem íons cálcio, que são liberados entrando nestas células e encontrando a calmodulina, as cabeças de miosina são ativadas para que ocorra a contração.

No relaxamento o sistema nervoso central novamente manda comando para que as membranas possam abrir canais e retirar os íons cálcio extracelulares destas células, ocorrendo assim o relaxamento.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Aline Lage dos Santos

por Aline Lage dos Santos

Estudante

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93