História da hidroterapia

O início do uso de hidroterapia como uma modalidade terapêutica é desconhecido
O início do uso de hidroterapia como uma modalidade terapêutica é desconhecido

Fisioterapia

14/01/2014

Em muitas culturas, o uso da água foi estreitamente ligado à adoração mística e religiosa da água e ao seu percebido pode de cura. O início do uso de hidroterapia como uma modalidade terapêutica é desconhecido, porém registros que datam antes de 2400 a.C. indicam que a cultura proto-índia construía instalações higiênicas. Os egípcios, assírios e mulçumanos usavam águas curativas pelas finalidades terapêuticas. Os hindus usavam a água para combater a febre em 1500 a.C.. Já as civilizações japonesas e chinesas, há importante menção ao respeito e adoração à água corrente e banhos de imersão. Homero menciona o uso da água para tratar a fadiga, curar lesões e combater a melancolia. Em Bath, na Inglaterra, 800 a.C. as águas da cidade eram usadas para finalidades curativas. (RUOTI, MORRIS e COLE, 2000, p.3).


Entre o início e meados dos anos de 1900, destacaram-se na Europa o desenvolvimento de duas técnicas de tratamento aquático: o métodos dos anéis de Bad Ragaz e o método Halliwick. (RUOTI, MORRIS e COLE, 2000, p.9).


A reabilitação aquática na Europa da década de 1960 até hoje, tem sido incluídas no currículo dos estudantes em preparação para o exame de membro da Chartered Society of Physiotherapy, na Inglaterra. Antes disso, a Chartered Society realizava treinamento pós-registro em hidroterapia para assegurar que os fisioterapeutas fossem apropriadamente treinados no uso da água como meio terapêutico. Essa formação tem sido incluída nos programas de fisioterapia do Reino Unido de forma rotineira, e o nível de treinamento parece bem além que o do início da maioria dos currículos de fisioterapia dos Estados Unidos.


Dada a forte ênfase, em muitos desses países, na prevenção, há também muitos programas de exercícios aquáticos dirigidos para prevenção, saúde e bem estar geral. Dois exemplos dessas iniciativas de prevenção e manutenção são os programas de exercícios para a população geriátrica e nos programas para as mulheres durante a gravidez e no período pós-parto. (RUOTI, MORRIS e COLE, 2000, p.11).


Mais tarde, na década de 80, Harold Dull, desenvolvia o método Watsu. Uma variação do shiatsu em piscina terapêutica aquecida, conhecida também como “poemas escritos na água”. (DULL, 1980, p.15)

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93