07/07/2008
Os conhecimentos da acupuntura estiveram isolados do mundo ocidental por cerca de 5000 anos distanciando-se da forma de raciocínio e linguagem. Além da dificuldade na linguagem usada nos termos da medicina chinesa, a prática dessa técnica se depara com deficiências no seu ensino e em sua difusão científica. A ciência rejeita o princípio energético do corpo, linguagem metafísica e sistema aparentemente primitivo da Medicina Tradicional Chinesa, o que dificulta o engajamento de cientistas na investigação e, conseqüentemente, no desenvolvimento da acupuntura.
A necessidade de uma linguagem comum para facilitar o ensino, a pesquisa, a prática médica e a troca de informações no âmbito da acupuntura, levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a criar uma nomenclatura internacional padrão. A acupuntura é atualmente usada na Medicina Ocidental para tratamento de vários tipos de dor, de náuseas e vômitos induzidos por estado pós-operatório e pós-quimioterapia, para reabilitação de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral e também para tratamento de pacientes com asma.
Hoje a acupuntura é reconhecida como um recurso disponível de grande valor para a saúde mundial. O uso da acupuntura como um tratamento para doenças cardiovasculares é sugerido tanto pelos estudos em animais quanto por estudos clínicos em humanos. Possíveis vantagens no uso da acupuntura são o custo baixo do tratamento e baixo risco de eventos colaterais advindos dos tratamentos médicos utilizados.
O texto acima foi obtido do Curso de Acupuntura, oferecido pelo Portal Educação e Sites Associados, um curso totalmente a distância, obedendo a tendência global de otimização do tempo, oferecendo aos participantes a oportunidade de definir o melhor horário para se atualizar.
Conheça o conteúdo programático do Curso de Acupuntura, acesse: www.portalfisioterapia.com.br
Visite também o site institucional: www.portaleducacao.com.br e veja todos os cursos de atualização oferecidos pelo Portal Educação e Sites Associados.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93