21/04/2014
Conforme envelhecemos ficamos mais suscetíveis a acidentes, entre eles as quedas. O Ministério da Saúde estima que uma a cada três pessoas acima de 65 anos tenha sofrido uma queda, este dado é preocupante, pois após a queda o idoso fica mais propenso à dependência e institucionalização.
Os fatores ambientais estão relacionados com os locais que o idoso frequenta, sendo os principais:
- Chão escorregadio;
- Tapetes;
- Objetos jogados pelo chão;
- Falta de acessibilidade para o idoso, como as barras de apoio;
- Mobília mal disposta no ambiente;
As causas não ambientais ou intrínsecas, ou seja, relacionada com debilidade do indivíduo. Os principais motivos do organismo dos idosos que permite que ele sofra a queda são:
- Diminuição do equilíbrio;
- Doenças que afetam a força muscular e o equilíbrio;
- Doenças que atinjam o sistema cardiorrespiratório;
- Medicamentos que alteram as condições musculoesqueléticas;
- Medicamentos que alteram o nível de consciência;
- Condições psicológicas do idoso.
Quando o idoso sofre uma queda é necessária uma bateria de exames para avaliação das condições clínicas, é muito comum fraturas de coxa e de ombros, traumas após o choque da cabeça ou das costas, além de acometimentos psicológicos, pois o idoso perde a confiança de realizar suas atividades.
A melhor forma de combater esse mal é a prevenção, a educação desses idosos e dos cuidadores é necessária para que aja aumento da qualidade de vida, diminuição de custos para o sistema de saúde e para os familiares.
REFERÊNCIAS
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Quedas em idosos. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/184queda_idosos.html.> Acesso em: 20 abr 2014.PROJETO DIRETRIZES. Quedas em idosos: prevenção. Disponíveis em: < http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/082.pdf> Acesso em: 20 abr 2014.
POR QUE OS IDOSOS CAEM? Disponível em: <http://caespsaude.com.br/post-one/>. Acesso em: 21 abr. 2014.
Por Giana Yahi da Costa Ramos, fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia. Empresária da empresa CAESP saúde: fisioterapia aplicada a vida – www.caespsaude.com.br
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Fisioterapeuta, especialista em musculoesquelética, instrutora de RPG, com pesquisas em DTM e lesões de ombro. Experiências em fisioterapia domiciliar, hospitalar, ergonomia e atendimento em grupos de prevenção;o e promoção da saúde, tratamento da DTM.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93