Aquecimentos e alongamentos: Fundamentais para uma prática de esporte saudável
Os alongamentos e aquecimentos são fundamentais
Fisioterapia
08/05/2014
Desprezados por muitos que praticam uma atividade física, os alongamentos e aquecimentos são fundamentais para garantir um esporte saudável e sem prejuízos para o corpo. O músculo funciona como um elástico, que precisa ser constantemente esticado e comprimido para não estourar quando for solicitado além do normal. O objetivo de alongar é dar a ele maior flexibilidade durante exercícios físicos, possibilitando movimentos harmônicos.
Tanto na vida sedentária, quanto na pratica regular de atividades físicas intensas ocorre o encurtamento das fibras musculares, esse encurtamento gera a diminuição da flexibilidade e com isso a amplitude de movimentos diminui.
Com o passar dos anos todos nós temos uma perda na elasticidade da musculatura esse é um processo absolutamente normal de nosso corpo durante o processo de envelhecimento. Baseado nisso analisamos a ideia do por que alongar e aquecer os músculos antes do exercício, para isso iremos entender o que cada um promove ao corpo.
Ao executar um tipo de aquecimento simples por exemplo, corridas curtas, pular corda, saltos no lugar, nosso coração aumenta a frequência cardíaca, elevando assim a pressão sanguínea (o sangue corre mais rápido nas artérias), o corpo entra em calor.
Porém somente isso não é suficiente para estar aquecido, os músculos, articulações e tendões necessitam de uma preparação mais específica que são os alongamentos.
Ao executar exercícios de alongamento específicos para os músculos por exemplo, o mesmo estará gradativamente se tornando mais elástico e mais contrátil, ao alongar uma determinada articulação ou tendão (panturrilha e ombro), os mesmos estarão entrando em calor preparados para a atividade. É importante um alongamento específico para a articulação.
Muitas pessoas confundem os termos aquecimento e alongamento, ou até mesmo acham necessário realizá-los antes de qualquer exercício ou atividade física. Para facilitar a compreensão, primeiramente se faz necessário explicar os termos, então vamos lá:
Aquecimento é o momento que antecede o treino, quando são realizados movimentos de baixa e/ou média intensidade, com o objetivo de preparar a musculatura para a atividade, principalmente os músculos que serão mais exigidos (por exemplo, aquecer membros inferiores antes de uma corrida), os movimentos podem ser os mesmos realizados no exercício ou outros diferentes.
Já o alongamento é o treino que tem por objetivo aumentar a flexibilidade, ou seja, a amplitude dos movimentos.
O treino de flexibilidade (alongamentos) é tão necessário quanto o treino de força e o treino aeróbio, pois o indivíduo com maior amplitude de movimentos tende a se lesionar menos. Muitos professores colocam um pouco de alongamento antes ou ao final da aula, mas isso é apenas para não "enferrujar". O treino de flexibilidade não deve ser realizado em um dia que haverá treino de força (pois quando treinamos força a musculatura fica contraída, o oposto do que se espera no alongamento); e também não deve ser realizado no dia de treino aeróbio (um vai interferir no rendimento do outro).
Mas, o aquecimento é importante antes da prática de atividade física. Uma caminhada ou trote já aquece o corpo. Ou ainda é possível aquecer realizando os movimentos do treino, porém com menos intensidade, por exemplo, aquece o bíceps realizando uma série de rosca direta com halteres mais leves do que os da série em si; ou ainda, aquece nadando em ritmo menos acelerado do que o nado realizado no treino.
É sempre importante conhecer um pouco mais sobre os tipos de treinos possíveis, desta forma nos organizamos para o melhor exercício!
Mas atenção, se doeu, é hora de parar! A dor é um mecanismo de defesa para evitar que o alongamento (em suas três variações) cause lesões.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Daniel Salgado Xavier
Post Doctor in Physiotherapy. Doutor Honorius Causa in Oncological Physiotherapy pela Logos University - Flórida/USA. Doutor em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva- IBRATI/SP PHD - Philosofiae Doctor in Physiotherapy - Logos university.Doutorando Estudos da criança pela UMINHO/Portugal. Master in Physiotherapy pela FCE - Universidade da Flórida.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93