Fisioterapia respiratória em atelectasias pediátricas

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM ATELECTASIAS PEDIÁTRICAS
FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM ATELECTASIAS PEDIÁTRICAS

Fisioterapia

05/07/2014

A atelectasia é o termo empregado para traduzir a redução do volume em determinado setor do parênquima pulmonar, que pode ser de extensão variada, desde um lóbulo, um segmento de um lobo ou até mesmo todo um pulmão, ela altera a ventilação/perfusão e provoca shunt pulmonar (ALVAREZ et al., 2012).


Existem quatro principais tipos de atelectasia:
atelectasias de absorção, atelectasias de relaxamento ou compressão, tensão superficial do alvéolo alterada (déficit do surfactante) e redução da elasticidade/ complacência. Elas são alterações pulmonares frequentes em unidades de cuidados intensivos (UCI) e salas de recuperação pós-cirúrgicas, podendo determinar piora do quadro clínico da criança com predisposição à complicações infecciosas e necessidade de maior suporte ventilatório (JOHNSTON e CARVALHO, 2008).


Segundo Kavanagh (2008), o tratamento para atelectasia consiste em fisioterapia, respiração profunda, espirometria de incentivo. A fisioterapia respiratória pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento das atelectasias, utilizando-se de diversas técnicas e procedimentos terapêuticos (CUNHA e TOLEDO, 2007).


Na clínica diária de fisioterapeutas pediátricos, há uma tendência a não utilização da percussão manual (tapotagem), mas sim à utilização da hiperinsuflação manual associada à Pressão Expiratória Positiva no final da Expiração (PEEP), a hiperinsuflação manual associada ao direcionamento de fluxo, o recrutamento alveolar e à utilização da Ventilação Pulmonar Mecânica Não-Invasiva (VPMNI) com PEEP, além da utilização de técnicas de inspirações profundas ativas e intervenção fisioterapêutica nos casos de atelectasia após a extubação, principalmente quando é necessária a utilização de altas taxas de oxigênio (JOHNSTON e CARVALHO, 2008).


Concluímos que para a atuação da fisioterapia em quadros de atelectasia, é essencial o conhecimento das principais modalidades de VPMNI e de manobras que favoreçam a expansão pulmonar, que é a chave para o sucesso do tratamento.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Taciane Melo Sousa

por Taciane Melo Sousa

CV: http://lattes.cnpq.br/3902738252845109

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93