Deficiência Física no Processo de Inclusão Escolar
Atuação do fisioterapeuta na inclusão escolar
Fisioterapia
19/10/2014
A inserção escolar de uma criança com deficiência física com ou sem sequelas neuro-motoras é uma interação família, equipe de suporte pedagógico da escola e o setor de inclusão e diversidade que assiste aquela determinada escola, todos em prol do avanço pedagógico e social do aluno.
O número de crianças com deficiência física ou algum tipo de limitação matriculadas em escolas no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos, além disso, o movimento de inclusão em favor de uma escola para todos entende-se que crianças com e sem deficiência devem frequentar a mesma sala de aula.
Entendemos que a inclusão de crianças com algumas deficiências requer mudanças profundas no comportamento e nas atitudes da família e de toda a sociedade, inclusive a escolar, a partir de estudos que abordem o tema. Apesar de a literatura ser vasta sobre o tema inclusão, mostra-se restrita ao abordar o tema sobre o ponto de vista da família e do cuidador responsável pela criança. É importante identificar as dificuldades que esses cuidadores enfrentam durante a inclusão da criança na escola regular, para que intervenções adequadas sejam providenciadas, a fim de ajudar a criança no processo de ensino e aprendizagem.
Podemos intervir com alguns recursos de acordo com a dificuldade de aprendizado ou a dificuldade imposta pela deficiência física ou motora. Dentre os recursos oferecidos estão:
* Atendimento Educacional Especializado nas Salas de recursos, onde é realizado um trabalho individualizado com jogos educativos, tecnologia assistida entre outras técnicas de acordo com o déficit de cada criança.
* A inserção da comunicação alternativa e aumentativa para aqueles que não conseguem se comunicar como muitas das crianças com encefalopatia crônica da infância por exemplo.
* Para alunos com maior comprometimento existe o professor especializado, acompanhando o aluno na sala de ensino regular.
* Através de um acompanhamento especializado também verifica-se a necessidade do material adaptado como engrossadores de lápis, pulseira imantada, tesoura adaptada, extensores de punho, facilitando o processo de aprendizado da criança.
* Visitas periódicas em todas as escolas municipais a fim de orientar a equipe de suporte educacional e pedagógico das escolas
* A flexibilização do currículo se faz necessária para a alguns alunos, onde conseguem alcançar objetivos de ensino respeitando o tempo de aprendizagem de cada criança.
As secretarias municipais de cada cidade em geral possuem um setor de Inclusão e Diversidade onde assistem os professores e responsáveis dos alunos incluídos na escola regular de ensino, para os professores é oferecido cursos de formação continuada e recursos multimídia, e aos pais e ou responsáveis é realizado triagens dos alunos, traçando a melhor adaptação à vida escolar.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Alessandra Damasceno Santos
Fisioterapeuta formada em 1999 pela Faculdade Pestalozzi de Niterói, pós graduada em Psicomotricidade e Gestão, Supervião e Orientação Escolar, Especializando em Atendimento Educacional Especializado. Trabalho na SEDUC, no setor de Inclusão e Diversidade desde 2013, responsável pelos deficientes físicos da rede. Este ano inicializei o blog: inclusaododeficiente.blospot.com.
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