22/08/2008
O primeiro ano de vida da criança é caracterizado por grandes mudanças. O termo desenvolvimento motor, quando aplicado à evolução da criança, significa constante observação no crescimento das estruturas somáticas e aumento das possibilidades individuais de agir sobre o ambiente. O ambiente em que o lactente vive pode dar diferentes formatos ou moldar aspectos do seu comportamento motor. O ambiente positivo age como facilitador do desenvolvimento motor normal, pois possibilita a exploração e interação com o meio. Entretanto, o ambiente desfavorável lentifica o ritmo de desenvolvimento e restringe as possibilidades de aprendizado da criança. Paralelamente aos fatores de risco biológicos, as desvantagens ambientais podem influenciar negativamente a evolução do desenvolvimento motor das crianças. Segundo De Vries as experiências culturais e ambientais podem levar os resultados do desenvolvimento para uma ou outra direção, inúmeras vezes durante os primeiros estágios da vida, provavelmente promovendo ou inibindo taxas de
maturação.
Estudos sobre o desenvolvimento motor têm encontrado diferenças nos padrões e épocas de surgimento de certas habilidades no primeiro ano de vida da criança. Estas diferenças referem-se tanto a grupos culturais distintos como entre lactentes do mesmo grupo cultural. Possíveis explicações para este fato são as diferenças socioeconômicas e culturais entre os grupos estudados, que influenciam o ambiente e as práticas maternas utilizadas no cuidado de lactentes.
Práticas maternas são definidas como comportamentos específicos, com objetivos dirigidos, por meio dos quais as
mães/cuidadores desempenham suas tarefas maternais.
Dentre os fatores ambientais influenciadores do desenvolvimento, as práticas maternas empregadas no cuidado diário de lactentes são uma constante em estudos que comparam diferentes populações.
Profissionais engajados na intervenção precoce se preocupam com a relação entre as idéias dos pais sobre cuidados com a criança, seus atos e as repercussões no desenvolvimento motor. Fisioterapeutas, que atuam com crianças, dependem, em alguma extensão, dos pais para promover a saúde e desenvolvimento de seus pacientes.
Embora seja evidente que práticas maternas permeiam e influenciam o desenvolvimento motor tanto de crianças saudáveis como das crianças com alguma alteração, pouco se conhece sobre suas especificidades (comportamentos tipicamente empregados no cuidado da criança) e suas influências.
O estudos sobre as práticas maternas sobre o Desenvolvimento Motor das crianças pode ser observado no artigo obitido através do site Scielo.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93