História da Quiropraxia

O seu reconhecimento terapêutico é importante.
O seu reconhecimento terapêutico é importante.

Fisioterapia

22/06/2015

Daniel David Palmer, canadense, no ano de 1895 começou a trabalhar com a técnica, em Davenport, no estado de Iowa (E.U.A.).

Uma pessoa chamada Harvey Lillard chegou ao seu consultório dizendo que há 17 anos atrás, ao se curvar, sentiu algo estranho em suas costas e quase que, imediatamente, perdeu a audição. D.D Palmer trabalhava, então, somente com magnetoterapia, mas não obteve sucesso neste caso. Examinando o paciente mais minuciosamente, ele encontrou uma vértebra proeminente e dolorida na região da torácica superior, sendo este o local onde Harvey Lillard havia se machucado. D.D. Palmer realizou uma pressão manual específica na vértebra e, então, Lillard começou a ouvir novamente.

Esta foi a primeira manipulação articular. Depois disso, D.D.Palmer procurou por um paciente com algum problema cardíaco que não respondia ao tratamento médico convencional.

Ele examinou a coluna do paciente e encontrou “uma vértebra deslocada e que estava pressionando os nervos que inervam o coração”. Ele manipulou (ajustou) a vértebra e a doença começou, imediatamente, a melhorar. Continuou a procurar pacientes para comprovar os seus estudos, tratando as pessoas com suas manobras de manipulações manuais. Fundou uma escola de Quiropraxia.

Uns dos pacientes do Dr. Palmer foi o reverendo Samuel Weed, conhecedor de palavras gregas. Palmer solicitou ao reverendo uma palavra grega que significasse “feito com as mãos”. O reverendo, então, sugeriu Cheiro Praktikos, e destas palavras, chegou-se à “chiropractic”, cuja tradução em português é Quiropraxia, quiropatia ou quiroprática.

Em meados de 1897, a Escola Palmer oferecia cursos com a duração de, no máximo, 6 (seis) meses. Com o desenvolvimento rápido da profissão, fez-se extremamente necessária uma formação mais confiável. Por isto, foram criados cursos de nível superior.

Nos E.U.A e Canadá, trata-se da terceira carreira mais procurada dentro da área de saúde. Existe um grande campo de atuação no Brasil, principalmente por termos um número bem restrito de profissionais capacitados para atender a demanda da população com sérios problemas de coluna vertebral.

No Brasil, a profissão tem a sua representação pela Associação Brasileira de Quiropraxia, que é reconhecida pela Federação Mundial de Quiropraxia. O seu reconhecimento terapêutico é importante, pois em países onde a quiropraxia é reconhecida de forma oficial, como nos E.U.A., Canadá e alguns países da Europa, a técnica é integrada aos sistemas públicos nacionais de saúde.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93