14/11/2015
A Hanseníase, conhecida como lepra, é uma enfermidade antiga e até hoje causa o preconceito nas pessoas, afastando os pacientes de seu convívio social.
É uma doença infectocontagiosa crônica causada pelo Mycobaterium leprae com afinidade por células do tecido cutâneo e de nervos periféricos. A principal via de eliminação do bacilo e a mais provável porta de entrada no organismo são as vias aéreas superiores, podendo a doença se manifestar após 2 a 7 anos de incubação. O diagnóstico é realizado através do exame clínico, quando se busca os sinais dermatoneurológicos da doença. Um caso de hanseníase é caracterizado por uma pessoa que apresenta uma ou mais das seguintes características e que requer quimioterapia: lesão da pele com alteração da sensibilidade; acometimento de nervos(s) com espessamento neural e baciloscopia positiva.
A hanseníase é a causa mais comum de neuropatia periférica adquirida. Os nervos ficam hipertrofiados em resposta a invasão de bactérias e, finalmente além da perda sensorial, a perda motora torna-se evidente. A fraqueza dos músculos intrínsecos da mão é quase sempre o sinal de apresentação.
Os nervos dos membros superiores são os mais acometidos. Os ramos sensitivos do radial superficial e o ulnar são os primeiros, seguidos do ulnar motor e sensitivo, depois o nervo mediano e em menor frequência o nervo radial. Além dos nervos, a amiotrofia das regiões tênar, hipotênar, interósseos, garras digitais, amputação traumática ou espontânea dos dedos por absorção das falanges e úlceras palmares são outras deformidades encontradas.
A perda de sensibilidade e lentidão das conduções nervosas resultam em alterações no controle motor, definido como estudo da postura e dos movimentos controlados por comandos centrais e reflexos espinais.
A aplicação de exercícios fisioterapêuticos para fortalecimento e alongamento nas incapacidades é de suma importância em lesões de hanseníase, pois como foi visto, as sequelas são extensas e causam algumas deformidades, diminuição de amplitude de movimento e fraqueza muscular.
O alongamento proprioceptivo pode ser considerada uma alternativa para conseguir ganho de amplitude de movimento e força muscular.
REFERÊNCIAS
Marques CM, Moreira D, Almeida PN. Atuação fisioterapêutica no tratamento de úlceras plantares em portadores de hanseníase: uma revisão bibliográfica. Hansenologia internationalis 28(2):145-150, 2003.
Souza YR, Cunha JR, Bromerschenkel AIM. Atuação da Fisioterapia na Hanseníase no Brasil. Revista hospital universitário Pedro Ernesto UERJ, 10:57-63, Jan./Mar. 2011.
Rodini FCB, Gonçalves M, Barros ARSB, Mazzer N, Elui VMC, Fonseca MCR. Prevenção de incapacidades na hanseníase com apoio em um manual de auto cuidado para pacientes. Fisioter. Pesq. 17(2):157-166, Abr./Jun.2010.
Ribeiro SLE, Guedes EL, Pereira HLA, Souza LS. Vasculite na hanseníase mimetizando doenças reumáticas. Rev. Bras. Reumatologia. 47(2):140-144, Mar./Abr.2007.
Campos SSL, Júnior ANR, Pontes LRSK, Heukelbach J. Epidemiologia da hanseníase no Município de Sobral, Estado do Ceará-Brasil, no período de 1997 a 2003. Hansen. Int., 30(2):167-173, 2005.
Guia para o controle de Hanseníase, Brasílis, DF, 3ª edição, 2002. Ministério da saúde, Secretaria de políticas de saúde, Departamento de atenção básica.
Stokes M. Neurologia para fisioterapeutas ed. Premier 2000
Marciano LHSC, Garbino JA. Comparação de técnicas de monitoração da neuropatia hanseniana: teste de sensibilidade e estudo de condução nervosa. Hansen. Int.,19(2):5-10, 1994.
Campos MP, Margarido LC, Rodriguez FN. Incidência das deformidades da mão em hanseníase. Hansen. Int.,3(1):55-58, 1978.
Moffat M, Rosen E, Smith SR. Fisioterapia do Sistema Neuromuscular - Melhores práticas, 1ª edição, Ed. Guanabara koogan 2008.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Sou fisioterapeuta (formação em Pilates e RPF) e realizo atendimento em um residencial de idoso e à domicílio com Neurogeriatria e Reeducação Postural. Trabalhei em clínica onde realizava tratamento nas áreas de ortopedia, reumatologia, traumatologia, neurologia, pediatria e geriatria. Trabalhei em hospital no ambulatório e atividades com grupo de idosos, hipertensos e diabéticos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93