Astronautas que permanecem no espaço por seis meses têm músculos envelhecidos

Os astronautas perderam 13% de massa muscular e cerca de 20% de desempenho dos músculos.
Os astronautas perderam 13% de massa muscular e cerca de 20% de desempenho dos músculos.

Fisioterapia

17/04/2009

Astronautas que permanecem no espaço por seis meses têm músculos iguais aos de um idoso de 80 anos

Talvez você nunca tenha imaginado, mas é verdade. Um jovem astronauta que fica em torno de seis meses no espaço, tem os músculos do corpo envelhecidos, se compararmos, iguala-se a um idoso de 80 anos.

De acordo com um estudo financiado pela NASA, foi realizado um teste com astronautas russos e americanos e, mesmo eles se submetendo a exercícios aeróbios e de resistência diariamente, foi detectado que perderam em média 13% de massa muscular e de 20 a 29% de desempenho dos músculos.

“Este estudo foi importante para verificar que a ausência da gravidade prejudicou os tripulantes na manutenção da força muscular”, afirma a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme. Portanto, mesmo com as atividades físicas, os cientistas concluíram que os astronautas precisam de equipamentos capazes de oferecer intensidades muito mais altas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93