Fumantes têm mais risco de desenvolver dor lombar

Oito em cada dez adultos podem apresentar dor lombar
Oito em cada dez adultos podem apresentar dor lombar

Fisioterapia

18/01/2010

Um recente estudo sobre o tabagismo foi publicado no Amercian Journal of Medicine. Os pesquisadores finlandeses observaram que as dores lombares aumentam com mais chances principalmente em indivíduos jovens que fumam.

Para a realização da pesquisa, foram examinados 40 estudos e mais de 300 mil adultos e adolescentes. Foi constatado que o tabagismo está associado com o risco de dor lombar e os efeitos podem ser “parcialmente reversíveis”.

Oito em cada dez adultos podem apresentar dor lombar em algum momento da vida. “A dor lombar é uma afecção que afeta uma grande parte da população. Buscar fatores que indiquem a maior propensão a estes sintomas é muito importante”, reforça a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

De acordo com os pesquisadores, uma das possíveis explicações para os resultados da causa da dor lombar está ligada à redução do suprimento de sangue à coluna, o aumento do risco de osteoporose e o aumento da circulação de substâncias tóxicas e inflamação pelo organismo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93