18/03/2009
A fisioterapia no PSF tem como ação indispensável o atendimento a população inserida no Programa de Saúde da Família. A atuação da fisioterapia no PSF é uma proposta de Lei 3256, apresentado em 2004.
A Lei criou à obrigatoriedade da inserção da fisioterapia no PSF garantindo o acesso a população aos meios e técnicas relacionados com esta especialidade.
O programa de Saúde da Família começou a ser implantado em 2004 pelo governo federal como um dos programas propostos aos municípios para desenvolver a atenção básica, ou seja, ações de saúde essenciais aos cidadãos a um baixo custo incluindo assim a Fisioterapia no PSF.
O Ministério da Saúde calcula que até fevereiro de 2009, mais de 50% - o equivalente a 93 milhões de brasileiros - foram beneficiados com as ações do programa incluindo a Fisioterapia no PSF.
A fisioterapia no PSF poderá dessa forma contribuir em áreas como na saúde da mulher, trabalhando com grupos de gestantes dando orientações que irão prepará-las para o parto, além de desenvolver exercícios respiratórios, necessários para uma gestação sem riscos.
A Fisioterapia no PSF também atua na saúde do trabalhador dando orientações sobre postura e investindo na reeducação postural.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93