28/04/2009
O fisioterapeuta é conhecido como o profissional que cuida da reabilitação das funções motoras do individuo. O fisioterapeuta não é um profissional que atua domente no tratamento, o fisioterapeuta atua também na prevenção e na promoção da saúde.
O fisioterapeuta conquistou seu lugar, principalmente, nos consultórios e clínicas particulares. A profissão, entretanto, passa por uma fase de transição, que aponta para novas práticas, possibilidades e formas de atuação.
A importância do fisioterapeuta nos atendimentos aos pacientes com problemas já identificados em hospitais e em clínicas, mas ressalta que o profissional tem muito a contribuir na atenção primária, em que se situa a orientação com o cuidado pessoal, com medidas de prevenção e que valorizem a saúde.
O fisioterapeuta necessita do entendimento global do ser humano através da Anatomia, Citologia, Fisiologia, Embriologia, Histologia, propedêutica e semiologia funcional do corpo humano, baseado na Biofísica, Bioquímica, Cinesiologia, Biomecânica e em especial as disciplinas que integram as Neurociências às outras ciências básicas; além da Antropologia, Ética e outras ciências humanas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93