A palavra ergonomia tem se tornado presente no vocabulário profissional, entretanto, no que diz respeito à aplicação desta ciência e ao seu significado, a grande maioria parece estar um pouco distante da realidade.
O que precisamos compreender é que a ergonomia está envolvida dentro de uma gama variável e imensa de fatores que promovem o bem estar no ambiente de trabalho.
A lombalgia é uma das consequencias que podem ser encontrada como um item de deconforto no ambiente de trabalho que falta ergonomia.
No Brasil, estima-se que o aumento das lombalgias durante o trabalho em escritórios é muito comum devido a falta de ergonomia.
Este aumento deve-se à postura incorreta quando o funcionário fica sentado. Sendo este vício provavelmente criado por cadeiras muito bonitas, porém completamente inadequadas ergonomicamente às finalidades a que se destinam.
Estudos de especialistas tem concluído de que existe resistência por parte de funcionários em trabalhar dentro dos padrões de postura na ergonomia, e por parte dos empregadores ao investimento em: móveis, cadeiras adequados e nas reeducação da postura física dos funcionários.
Como solução para os casos citados, precisamos primariamente compreender a importância de uma conscientização geral, por parte de empregadores, funcionários sobre a ergonomia.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93