Vírus também são capazes de alterar o genoma das células da cavidade oral
Fonoaudiologia
18/01/2013
Nas células somáticas existe um conjunto de proteínas responsável pela constante manutenção da estabilidade dos ácidos nucléicos, DNA e RNA. Esse sistema funciona continuamente para que essas moléculas mantenham corretas suas estruturas e composições químicas. Idealmente, qualquer alteração nesses parâmetros deve ser imediatamente corrigida.
Em situações normais, quando uma célula está em processo de divisão, e o DNA não apresenta lesões estruturais importantes, a célula atravessa a fase G1 e entra p53, será produzida e desencadeará uma cascata de eventos capaz de paralisar o ciclo celular antes que se inicie o processo de síntese das novas fitas do DNA.
Nesse momento, a específica lesão é então avaliada em relação à possibilidade de correção. Se for possível corrigir o defeito do gene, a célula assim procederá, e o processo de divisão será reiniciado, com a célula entrando na fase S. Caso o defeito detectado seja complexo demais para que seja corrigido pelas moléculas responsáveis, a célula sofrerá um processo de autodestruição conhecido por apoptose.
Nas células tumorais os sistemas de reconhecimento e de reparação das lesões do genoma encontram-se muitas vezes alterados, o que favorece o acúmulo de lesões genéticas no clone tumoral. Em 40% dos tumores da cavidade oral o gene p53 encontra-se alterado por mutação. Carcinógenos químicos inalados da combustão do fumo são capazes de induzir esse tipo de mutação.
Vírus também são capazes de alterar o genoma das células da cavidade oral. O tipo 16 do vírus do papiloma humano (HPV) é considerado carcinogênico por expressar duas proteínas capazes de interferir com proteínas reguladoras do ciclo celular da célula hospedeira. A proteína viral E6 favorece a degradação da proteína p53. Já a proteína E7 interfere com o ciclo celular através de sua ligação com o produto do gene supressor RB.
Na célula normal a proteína RB está ligada a um fator de transcrição. Quando essa ligação se desfaz a célula progride no ciclo. A proteína E7 ao se ligar à proteína RB favorece a divisão celular. Dessa maneira, a célula infectada pelo HPV 16 além de desregulada em relação aos seus mecanismos de controle da divisão, também perde a capacidade de fazer com que haja pausa necessária no ciclo, para correção das eventuais lesões no material genético.
O herpes vírus tipo 6, anteriormente isolado apenas de pacientes com doenças linfoproliferativas e síndrome da imunodeficiência adquirida, tem sido também agora, frequentemente identificado, por técnicas de PCR, em tumores de pacientes com carcinoma espinocelular da cavidade oral.
Outras alterações do genoma frequentemente encontradas nas células que compõem os casos de câncer de boca são as deleções ou perdas de segmentos cromossômicos. Os cromossomos mais comumente atingidos são o cromossomo 9, 11, 17 e 18. Genes supressores de tumor estão usualmente localizados nesses cromossomos. O p53, por exemplo, situa-se no braço curto do cromossomo 17.
O BRCA1 no braço longo do mesmo cromossomo. O gene p16, no braço curto do cromossomo 9. O gene WT1, no braço curto do cromossomo 11 e o DCC no braço longo do cromossomo 18. Assim, as deleções cromossômicas contribuem de maneira bastante frequente para os distúrbios do controle da divisão celular e do crescimento epitelial neoplásico da cavidade oral.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93