Laringectomias Parciais

Os sintomas do câncer de laringe estão relacionados de acordo com a localização
Os sintomas do câncer de laringe estão relacionados de acordo com a localização

Fonoaudiologia

18/01/2013

Definição

Segundo LOFIEGO ( 1994 ), laringectomia parcial é a retirada de apenas uma parte da laringe, somente as pregas vocais uma ou mais cartilagens ou a metade dela ( emelaringectomia ).


GREENE (1989 ) cita LEONARD ( 1972 ) para afirmar que a laringectomia parcial é um método menos traumático do que a laringectomia total, por conservar as funções respiratórias, fonatórias e esfincterianas da laringe .


KUHL ( 1996 ) concorda com LEONARD ( 1972 ) referido por GREENE ( 1989 ) ao descrever que a laringectomia parcial é uma cirurgia mais construtiva, menos mutiladora, e que conserva as funções laríngeas.


Etiologia

Segundo o Instituto Nacional do Câncer e o Ministério da Saúde (1996), o câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando vinte cinco por cento dos tumores malignos que acometem esta área e dois por cento de todas as doenças malignas. Aproximadamente dois terços desses tumores surgem nas pregas vocais e um terço acomete a laringe supraglótica.


STEFFEN e FEIJÓ (1997) acreditam que nas afecções de cabeça e pescoço, o câncer de laringe é uma das doenças que prevalece.


Consideram como fatores etiológicos: consumo abusivo de cigarro, consumo abusivo de álcool, exposição à radiação, pré-disposição genética, maior incidência no sexo masculino e na população de grandes centros industrializados.


KUHL (1996), a etiologia do câncer de laringe é desconhecida, porém podem existir causas que venham a contribuir no desenvolvimento da doença. Acredita na seguinte forma:


Idade + Sexo + Irradiação + Hereditariedade = Câncer de Laringe


LOFIEGO (1994) concorda em alguns aspectos com os autores citados acima, ao considerar como fatores etiológicos do câncer de laringe: os raios –X, radiação solar, fumo e alcoolismo. A autora relata que o câncer de laringe é uma neoformação de tecido, com caráter maligno, na mucosa laríngea, que invade e destrói outros tecidos.


Para COLTON e CASTER (1990) existem várias etiologias possíveis para o câncer, incluindo: o fumo, irritantes ambientais, químicos, outros agentes contaminantes, distúrbios metabólicos e causas desconhecidas.


Referem também que conforme relatório Surgeon General’s ( U.S. Department of Health and Human Service, 1982 ), “o cigarro é uma causa importante de câncer de pulmão, laringe e cavidade oral e esôfago “. Sendo que, cinquenta a setenta por cento das mortes por câncer de laringe estão associadas ao fumo, Um efeito sinérgico é criado pelo uso de álcool em conjunção com o fumo, aumentando muito o risco de câncer oral e laríngeo.


Sintomas

Segundo STEFFEN e FEIJÓ (1997), sintomas são fenômenos ou modificações que ocorrem no organismo devido à presença de uma doença. Os sintomas do câncer de laringe estão relacionados de acordo com a localização, tamanho, tipo de lesão, infiltração e fixação. Os autores referem que topograficamente a laringe pode ser dividida em três áreas: glótica, supraglótica, subglótica.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93