O pescoço estende-se do pescoço aos ombros e tórax. Seu limite superior é ao longo das margens inferiores da mandíbula e das partes ósseas na face posterior do crânio. A parte posterior do pescoço é mais alta do que a anterior e ligam as vísceras cervicais às aberturas posteriores da cavidade nasal e oral.
O pescoço tem um limite que se estende da parte superior do esterno, ao longo da clavícula, indo ao acrômio adjacente que é uma projeção óssea da escápula. Posteriormente o limite inferior do pescoço é menos definido, mas pode ter uma ideia aproximada traçando a linha entre o acrômio e o processo espinhoso da vértebra C7 (7 vértebra cervical ), que é proeminente e facilmente palpável . A margem inferior do pescoço encerra a base do pescoço.
Compartimentos
O pescoço tem quatro compartimento, que são encerrados por um colar mascúlofascial externo.
O compartimento vertebral contém vértebras cervicais e os músculos posturais associados.
O compartimento visceral contém glândulas que são (tireoide, paratireoides e timo) e partes dos tratos respiratórios e digestório que passam entre a cabeça e o tórax.
Os dois compartimentos vasculares contem os grandes vasos e o nervo vago.
Laringe e Faringe
O pescoço contém duas estruturas especializadas associadas aos tratos digestório e respiratório – a laringe e faringe.
A laringe é parte superior das vias aéreas baixas e localiza-se abaixo à parte superior da traqueia e acima, por uma membrana flexível, ao osso hioide que está fixado ao assoalho da cavidade oral. Muitas cartilagens formam estrutura de sustentação para laringe que tem canal central oco. As dimensões deste canal podem ser ajustados por estruturas de partes moles associadas à parede laringe. As mais importantes são as duas pregas vocais laterais, que projetam entre si dos lados adjacentes da cavidade laríngea. A abertura superior da laringe ( adito da laringe ) é inclinada posteriormente e continua com a faringe.
A faringe é um meio cilindro de músculo e fáscia .Acima ,à base do crânio e, abaixo ás margens do esôfago. As paredes do meio cilindro são fixadas às margens laterais das cavidades nasais, à cavidade oral e laringe. As duas cavidades nasais, a cavidade oral e a laringe, abrem-se, portanto, na face anterior da faringe, e o esôfago abre-se inferiormente.
A parte da faringe posterior às cavidades nasais é a parte nasal da faringe. Aquelas partes posteriores à cavidade oral e à laringe são a parte oral e a parte laríngea da faringe, respectivamente.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93