Tecnicas da avaliação fonoaudiológica em estética facial

As técnicas utilizadas na Fonoaudiologia Estética
As técnicas utilizadas na Fonoaudiologia Estética

Fonoaudiologia

06/03/2013

O envelhecimento é um processo natural, progressivo, gradual e irreversível, que somente pode ser desacelerado. Este processo é consequência de influências orgânicas, ambientais, estruturais, funcionais e emocionais. A Fonoaudiologia está cada vez mais aprimorando técnicas para a atuação em estética facial a fim de tomá-las mais eficazes promovendo uma face mais harmoniosa. Objetivo: Analisar a resolutividade de técnicas fonoaudiológicas em estética facial.

As técnicas utilizadas na Fonoaudiologia Estética resultam em reequilibras as funções estomatognaticas e diminuir marcas na expressão da face.

O aumento da expectativa de vida, só vem a contribuir com as exigências do mundo atual. Viver mais agora significa viver melhor e feliz satisfeito com a autoestima. As marcas de expressão do rosto já não são mais empecilho para a infelicidade.

É uma técnica que visa atenuar rugas, flacidez, ou tensão dos músculos faciais, queixo duplo e bolsas palpebrais através da adequação da tonicidade muscular e das funções orofaciais (respiração, deglutição, mastigação, ou fala ) quando possível.

Isto é possível através da aplicação de técnicas de relaxamento ,soltura, alongamento, exercício de força e resistência nos músculos da face e de uma importante avaliação inicial da condição muscular do cliente. Essa avaliação também visa detectar possíveis alterações orofaciais em pessoas com menos de 30 anos.

É indicada para quem procura prevenção, rejuvenescimento e bem –estar ,bem como aperfeiçoamento muscular no pré e pós-cirúrgico.

Tecnicas em Medicina Estética a Laser

O tratamento do envelhecimento facial, denominado genericamente rejuvenescimento facial, envolve cirurgias, laser e tratamento clínico. As cirurgias para o rejuvenescimento incluem a ritidoplastia, a blefaroplastia, os lasers ablativos e o transplante capilar. As técnicas do tratamento clínico, ou ambulatorial, incluem o tratamento tópico cutâneo, métodos esfoliativos químicos, toxina botulínica, preenchimento de tecidos moles, lasers, e técnicas de estimulação dérmica.

Tratamento Tópico Domiciliar

Também chamado de cosmiátrico ou condicionamento cutâneo compreende a utilização diária de produtos na pele, com o objetivo de melhorar a qualidade da mesma, incluindo aspecto estético e funcional. A diferenciação entre pele patológica ou com desequilíbrio é difícil. A combinação de princípios ativos pode ser realizada a fim de reverter sinais de fotoenvelhecimento, equilibrar a produção do manto hidro-lipídico, melhorar sequelas tais como cicatrizes de acne ou manchas, preparar a pele para procedimentos cirúrgicos ou esfoliativo, e prevenir o aparecimento de sinais do envelhecimento ou lesões relacionados à exposição solar. Pode, portanto, ser indicados em indivíduos adultos de ambos os sexos, a partir de qualquer idade.
Outros cuidados podem ser tomados incluem produtos adequados para limpeza, tonificação, hidratação, estímulo correção do desequilíbrio. Os veículos ou bases são escolhidos em função do tipo de pele do paciente. Pacientes de pele seca são tratados com loções ou cremes de características mais hidratantes, enquanto pacientes de pele, oleosa ou mista aceitam melhor veículos com menor quantidade de óleos, tais como loções oil free ou gel-creme, gel e serum (líquida).

Exemplo de princípios ativos utilizados há mais tempo são retinóides ou derivados da vitamina A, alfa-hidróxido-ácidos, anti-oxidantes vitamina C e E, hidratantes (ceramidas, lactato de amônio, ureia, ácido hialurônico, como a hidroquinona, o ácido Kójico, o arbutin, o ácido fítico, entre outros.

Os retinóides dentre os quais destaca-se a tetroína, ou ácido all-trans-retinóico, encontram-se na classe de produtos moduladores mais estudados, devido ao fato de possuírem receptores intranucleares conhecidos, desencadeando diversos tipos de resposta biológica, tais como produção de colágeno, angiogênese, proliferação e diferenciação celular. Exemplos de substâncias divulgadas recentemente, e que aguardam melhor comprovação quanto aos resultados clínicos, são o dimetilaminoetanol (DMAE) e o elastinol.

Ao combinar diferentes princípios ativos em um mesmo produto de uso tópico, devem-se observar a compatibilidade, estabilidade, e pH ideal de atuação de cada agente. A escolha dos agentes e sua concentração é também realizada de acordo com a faixa etária, o tipo de pele e as alterações clínicas presentes, tais como acne, mancha ou telangiectasias.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93