Toxina botulínica

Os polímeros injetáveis podem evoluir com formação de granulomas
Os polímeros injetáveis podem evoluir com formação de granulomas

Fonoaudiologia

06/03/2013

A aplicação intramuscular da toxina botulínica, produzida pela bactéria anaeróbica gram-positiva Clostridium botulinium, bloqueia a liberação de acetilcolina na placa neuromotora, resultando em paralisia muscular flácida, mas reversível espontaneamente no prazo de três a seis meses. Tem sido indicada no tratamento das rugas dinâmicas glabelares, frontais e peri-orbiculares.

A paralisação da musculatura desta região, por atuar na causa, pode reverter rugas estéticas em fase inicial, principalmente em pacientes que concomitantemente estejam realizando condicionamento cutâneo. Outros efeitos obtidos após aplicação de toxina botulínica incluem suavização das bandas platismais ou rugas periorais, e controle de hiperidrose palmar, axilar ou plantar.

Técnicas de Preenchimento

O preenchimento de tecidos moles é opção para tratamento de rugas estáticas, sulcos profundos, lábios hipotrofiados, ou sequelas de acne. Há tempos ou cirurgiões realizam enxertos autógenos a fim de aumentar o volume dos tecidos moles faciais, destacando-se os enxertos de gordura lipoaspirada, enxerto dermo-gordurosos, ou da gálea.

Os tecidos autógenos tem a desvantagem de sofrerem reabsorção variável, podendo evoluir com irregularidades, além da morbidade da área doadora. No preenchimento facial podem ser utilizados implantes de origem biológica ou materiais aloplásticos.

Os implantes de origem biológica são absorvíveis, podendo ser citados o colágeno bovino (xenoenxerto), derme alógena acelular liofilizada e materiais obtidos por bioengenharia através da fermentação bacteriana (ácido hialurônico). Este praticamente substitui o uso do colágeno bovino, pois se trata de glicosaminoglicana universal, comum a todas as espécies animais e tecidos.

É estabilizado a aumentar a durabilidade na derme por até 18 meses, entretanto os resultados clínicos geralmente involuem antes deste prazo. O número de complicações é baixo existe a necessidade de reaplicações frequentes.

Reações alérgicas ou granulomas tardias (após 6 a 8 semanas) com uso de ácido hialurônico estabilizado são raras. Preenchimento de qualquer natureza (autólogo, temporário ou definitivo) no terço superior da face ,mais especificamente na régio glabelar podem evoluir com embolia ou cegueira.

Materiais biocompatíveis podem ser implantados por técnicas injetável, a maioria na classe de polímeros.

Podem citar, na classe dos inabsorvíveis, o polimetilmetacrilato, poliacrilamidas e até mesmo o silicone, ou polidimetilsiloxano. Polímeros absorvíveis, como o ácido polilático, também são utilizados por via injetável para preenchimento, necessitando mais de uma sessão.

Os polímeros injetáveis podem evoluir com formação de granulomas, nódulos, reação alérgica, celulite, migração e reação de corpo estranho, às vezes anos após o procedimento.
Implantes sólidos, como autógeno dermo-gorduroso, politetrafluoretileno (PTFE), ou derme alógena, são introduzidos por meios de pequenas incisões .

Devido à mobilidade, o preenchimento definitivo dos lábios com implantes sólidos tubulares de (PTFE) ,apresenta taxa de até 15% de complicações ,contra 5% de complicações observadas no preenchimento do sulco naso-geniano. Complicações compreendem seroma, granuloma piogênico, extrusão e migração do implante, diferente das complicações observadas com implantes definitivos injetáveis, que são irreversíveis ,devido a impossibilidade de remoção completa das partículas.

A variedade de substâncias de preenchimento definitivo tem causado outro tipo de complicação, decorrente de implantação de materiais diferentes no mesmo local, provocando reações variadas devido à falta de compatibilidade entre as mesmas.

Intradermoterapia

É uma técnica que visa promover a estimulação dérmica e subdérmica. Há esquemas de tratamento específicos para obtenção de lipólise, melhora na circulação na paniculopatia edemato-fibro-esclerótica( ¨celulite ¨ou PEFE), produção de matriz dérmica em casos de estrias ou flacidez facial ,entre outras indicações. O número de publicações científicas relacionadas ao assunto é pequeno. Medicamentos e substâncias variadas são injetados em pequenas quantidades a nível dérmico ou subdérmico, através de múltiplas punturas, em séries de sessões.

O objetivo de utilizar esta injeção é aproveitar a absorção mais lenta proporcionada pela menor vascularização local quando comparadas a injeções intramusculares . Assim, seria a ação localizada de drogas utilizadas, diminuindo a ocorrência de efeitos colaterais sistêmicos. As intercorrências mais comum são hematomas, reação alérgica e infecção, porém sabe-se de raros relatos de necrose focal.

Técnicas Paramédicas

O médico supervisiona procedimentos realizados por profissionais: esteticista, fisioterapeuta e enfermeiro. A drenagem linfática manual consiste em uma sequencia de movimentos suaves com os quais os profissionais delicadamente promovem o aumento da drenagem linfática seguindo o sentido de vasos linfáticos e dos linfonodos e assim facilita a absorção do edema interstical. É indicada na recuperação de pacientes em pós-operatório, linfedema e no controle de PEFE. São contraindicadas: neoplasias não tratadas, insuficiência.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93