Doenças neurogênicas

Protocolo de avaliação motora oral
Protocolo de avaliação motora oral

Fonoaudiologia

22/03/2013

Uso de testes e de protocolos tais como: Afasia de Schuell, teste de Boston para afasia, teste de afasia Rio de Janeiro, protocolo de avaliação motora oral, protocolo de comunicação funcional que normalmente abrangem aspectos de repetição, nomeação, leitura, relato de estória ou texto descritivo de figura e análise de conversa espontânea. Avaliação de linguagem em pacientes com demência

Comprometimentos mais comuns:

-Dificuldade em definir, nomear objetos ou itens de uma categoria;
-Dificuldade de associar palavras;
-Dificuldade em processar significado;
-Decrescente sensibilidade ao contexto comunicativo;
-Dificuldade na tradução de ideias em símbolos linguísticos;
-Problemas com pensamentos abstratos, raciocínio e compreensão de relações lógicas;
-Déficits no raciocínio verbal;
-Dificuldades com ambiguidades;
-Dificuldades com reprodução de histórias;
-Discurso com tendência repetitiva;
-Problemas de interação;
-Decréscimo gradual do vocabulário,
-Dentre outros.

Avaliação: Parâmetros das avaliações das doenças neurogênicas + avaliação do estado mental (atenção, orientação, linguagem, fala, habilidades visuoespaciais, memória, habilidades de abstração e funções executivas). Deve-se analisar também: memória verbal e não verbal, construção visuo espacial,orientação espaço-temporal, raciocínio linguístico, repetição, leitura/escrita, nomeação, compreensão auditiva, fluência e qualidade de conversa espontânea. (MINI-MENTAL •TESTE DE LISTA DE PALAVRAS DO CERAD (MORRIS et al, 1989; BERTOLUCCI et al, 1998); •FLUÊNCIA VERBAL (1 minuto), TESTE DO RELÓGIO; Teste de Boston (teste de descrição da Figura da cena do roubo do biscoito).

Cuidados e relações do dia-a-dia

-Ouvir com atenção;
-Falar de frente ao ouvinte;
-Falar uma pessoa de cada vez;
-Manter contato visual;
-Vocabulário simples;
-Utilizar linguagem gestual como apoio;
-Conversar em locais tranquilos e iluminados
-Ser direto;
-Evitar questões abertas (ex: Onde vamos? Vamos ao supermercado?);

Demência afasia


- Início gradual do problema (geralmente);
- Início rápido do problema;
- Lesão cerebral bilateral Lesão no hemisfério esquerdo;
- Pode apresentar variações de humor, retraimento, agitação;
- Apresenta humor apropriado, embora ocorram fases de depressão e demonstração de frustração;
- Cognição moderada ou severamente comprometida, mas as habilidades de linguagem mantêm-se até estágios mais tardios;
- Habilidades de linguagem comprometidas, mas a cognição preservada;
- Problemas de memória em graus variados;
- Memória preservada;
- Comportamento desorganizado e socialmente inapropriado;
- Comportamento organizado e socialmente apropriado;
- Confusão mental e desorientação de tempo e espaço;
- Aspectos mentais e orientação espaço-temporal preservada;
- Desorientação do “eu” nos estágios mais tardios;
- Não há desorientação do “eu”;
- Deterioração progressiva da performance semântica para a sintática e fonológica;
- Performances sintático-semântica e fonológica comprometidas ao mesmo tempo;
- Fluência até o início do estágio severo;
- Fluência e não- fluência;
- Respostas pouco corretas para tarefas de reconhecimento espacial e verbal;
- Respostas relativamente corretas para tarefas de reconhecimento espacial verbal;
- Problemas nas habilidades de reconto de estórias;
- Melhor habilidade de reconto de estória;
- Problemas na descrição de objetos comuns;
- Melhor habilidade na descrição de objetos comuns;
- Compreensão do texto em situação de leitura silêncios prejudicada;
- Melhor compreensão do texto em situação de leitura silenciosa;
- Pior habilidade nas tarefas de desenho;
- Melhor habilidade nas tarefas de desenho.

Os objetivos terapêuticos apoiam-se na manutenção da qualidade da comunicação do paciente ou, em casos mais avançados, do mínimo necessário para uma comunicação rotineira.

Afasia e demência podem ocorrer juntas: um paciente afásico pode desenvolver uma doença neurológica que resulte em demência; um paciente com demência pode sofrer um AVE que resulte em uma afasia e, ainda há casos em que pacientes com afasia podem ser confundidos com pacientes com demência, e há pacientes com demência que apresentam sintomas afásicos (Mac Kay et al, 2003).
Anamnese Fonoaudiológica

I - Identificação:
II - Motivo Da Consulta:
III- Hpp:
IV – Dados Específicos:
Avaliação Fonoaudiológica

Identificação:

1 – Aspectos anatomomorfológicos e de postura (intra e extra oral)
- Língua;
- Lábios;
- Bochechas;
- Palato Mole;
- Palato Duro;
- Arcada dentária
- Paredes posteriores da faringe;
- Região vestibular;
- Simetria facial.

2- Aspectos anatomofuncionais (avaliados de forma contextualizada)
Tonicidade:
- Lábios (funcionamento normal, hipo ou hiperfuncionante);
- Língua (tensão normal, aumentada ou diminuída);
- Bochechas (com resistência);
-Mobilidade/ Motricidade (em repouso e durante movimentos)
- Lábios (selamento; protrusão, retração, abaixamento, elevação, estalos e vibração);
- Língua (protrusão, retração rotação interna, rotação externa, lateralização para baixo, acima, D, E e vibração);
-Véu palatino (elevação e rebaixamento).
- Sensibilidade intra-oral;
- Sensibilidade Especifica: Tátil; Térmica; Gustativa;
Olfativa.

Funções Neurovegetativas:
-Respiração: Tipo, Modo, Capacidade respiratória
- Deglutição:
- Avaliação sem dieta (indireta):
- Desencadeamento do ato de deglutição (presente, ausente, lentificado);
- Posicionamento da laringe;
-Selamento labial;
- Presença de sialorréia;
- Qualidade vocal;
- Coloração facial;
- Aspectos respiratórios;
- Ausculta cervical (presença de ruídos);
- Prazer alimentar;
-Tempo de trânsito oral.
- Avaliação com dieta;
- Consistência;
- Pressão do esfíncter labial (normal ou alterada);
- Elevação da laringe (normal, reduzida, trepidação);
- Ausculta cervical (normal ou alterada);
- Qualidade vocal após deglutição (normal ou alterada);
- Deglutição completa ou incompleta;
- Mastigação: VO:
-Velocidade (normal, aumentada ou diminuída);
- Tipo mastigatório (bilateral, unilateral Dou e ou alternado);
-Movimentos (verticais rotatórios)
Linguagem:

- Pragmática: Atenção conjunta; Função regulatória; Interação social; Intenção comunicativa; Troca de turno
-Linguagem não– verbal: Expressão facial; Gestos;
Contato visual; Expressão corporal;
- Linguagem verbal
-Linguagem oral:
- Fala: Fluência; Velocidade; Ritmo; Entonação;
Prosódia; Discurso; Fonética; Fonologia;
-Aspectos morfo-sintático-semântico;
- Linguagem Escrita:
- Emissão:
a-) aspectos morfo-sintático-semântico (coerência temporal, temática semântica e nível de construção);
b-) Aspectos grafêmicos;
c-) Aspectos motores
- Recepção:
-Leitura: Nível, Velocidade; Entonação; Respeito à pontuação;Tipo
- Interpretação

Voz:
- Qualidade vocal;
- Ressonância;
- Altura;
- Intensidade;
- CPFA:

Aspectos Cognitivos:
- Compreensão de ordens simples;
- Compreensão de ordens complexa;
- Atenção
- Memória.

Equilíbrio:
HD:
CONDUTA: Ass. / CRfa
PLANEJAMENTO TERAPÊUTICO:
- Aspectos a serem trabalhados:
-Orientações
-Número de sessões

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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