Noções de acústica e psicoacústica

É bastante estudada por diversas profissões como: fonoaudiólogos e médicos
É bastante estudada por diversas profissões como: fonoaudiólogos e médicos

Fonoaudiologia

28/02/2014

A acústica é a ciência que estuda o som e os seus meios de propagação. É bastante estudada por fonoaudiólogos, médicos, físicos, cantores, atores e cientistas.


Esta ciência é tratada de forma especial sob dois aspectos, podemos dizer que a acústica é dividida em duas ciências que são: Acústica Física e Psicoacústica.


Na acústica física os estudos são voltados para as vibrações e ondas mecânicas, enquanto que na psicoacústica, o importante são as sensações que o som produz nos indivíduos, os julgamentos e impressões que se tem ao receberem um estimulo sonoro em seus ouvidos.


Estas duas contribuições teóricas auxiliam diretamente na compreensão dos fenômenos que iremos estudar adiante. Os nossos órgãos sensoriais, principalmente ouvidos captam uma grande variedade de fenômenos ondulatórios (transporta energia pelo espaço, som).


A onda é uma perturbação, abalo ou distúrbio transmitido através do vácuo ou de um meio gasoso, líquido ou sólido. A uma variedade muito grande de ondas, mas a que vai interessar para nossos estudos são as ondas sonoras. As ondas podem ser:

• Mecânicas – são ondas que se propagem em meios deformáveis ou elásticos e são transmitidas sucessivamente de um ponto a outro. Exemplo: onda sonora.

• Não mecânicas – são ondas que não necessitam de um meio material para sua propagação e são constituídas por variações de campo elétrico ou campo magnético. Exemplo: onda luminosa, onda eletromagnética.

• Unidimensionais – são aquelas que se propagam em uma só direção ou segundo a direção de um eixo. Exemplo: onda numa corda. Quando balançamos a corda a onda caminha em uma única direção.

• Bidimensional – é quando a onda se propaga em duas dimensões ou em um plano formado por dois eixos. Exemplo: onda na água.

• Tridimensional – é quando a onda se propaga em todas as direções no espaço. Exemplo: onda sonora.

• Transversais – se a perturbação for perpendicular à direção de propagação da onda. Exemplo: onda luminosa, onda numa corda.

• Longitudinal – se a perturbação for paralela à direção de propagação. Exemplo: onda sonora, onda numa mola.

• Solitária – é quando a fonte emite apenas um pulso ou perturbações, sendo uma onda única.

• Trem de ondas – é quando uma sucessão de pulsos move-se ao longo do meio.

O fenômeno ondulatório é registrado em um gráfico que representa o movimento das partículas materiais em função do tempo. A onda sonora é produzida por um elemento vibrador ou fonte, que pode ser desde um cristal, uma corda, um tubo, uma membrana, uma placa, e etc., pelo fato das partículas materiais, que transmitem a onda, oscilarem paralelamente à direção da propagação, pois as ondas sonoras são longitudinais, mecânicas e tridimensionais.


Sabemos agora que a onda sonora resulta do movimento vibratório de alguma massa. Ao estimularmos o diapasão, a ação produz uma onda de compressão que se move através do meio.


Então cada molécula de ar movimenta-se como um vaivém com relação a posição de equilíbrio, mas não se faz em grande distância. O ouvido humano tem um alcance de audição de 20Hz até 20.000Hz de frequência e de 0 a 120 dB de intensidade aproximadamente para um ouvido saudável. Dentro do espectro audível, o ser humano não escuta de maneira linear em todas as frequências, umas necessitam que o homem se esforce mais para ouvir.


Entretanto, se não houver no caminho da onda sonora nenhum obstáculo que se interponha à sua passagem, esta ativa a condição de transmissão em campo livre.


É muito importante termos em mente a quantidade de som que é refletida e transmitida, além de absorvida, por isso o cuidado que devemos ter com a quantidade de ondas sonoras ou ruídos que um trabalhador pode sentir tanto por via aérea como por via óssea, sem esquecer a sensação corporal.


Os materiais acústicos servem exatamente para influenciar decisivamente na propagação do som, isolando ou absorvendo. O material é absorvente quando não reflete o som, retendo-o, enquanto o material isolante oferece maior resistência à passagem da onda sonora, refletindo-a ao máximo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93