Seleção de protetores auditivos

Foto disponível em: http://www.pinterest.com/pin/440508407272489106/
Foto disponível em: http://www.pinterest.com/pin/440508407272489106/

Fonoaudiologia

28/02/2014

A seleção dos protetores auditivos pode ser realizada baseando-se nos elemento de proteção efetiva ou ficar explícita na metodologia utilizada pela empresa. Prioriza as características pessoais e necessidade do trabalhador, levando em consideração as atividades que ele realiza dentro da empresa.


A escolha do melhor protetor auricular deve ser feita com cautela, analisando o tipo de ambiente onde será usado o protetor, a existência de outros agentes de riscos e a necessidade de compatibilidade com o uso de outros equipamentos de proteção individual (capacete, óculos, máscara, dentre outros).


Pensar no conforto do trabalhador é o ponto chave para o sucesso da utilização adequado por parte dos funcionários, pois, é ideal que o conduto auditivo externo esteja completamente vedado.


O que é levado em consideração é a seleção de um protetor auditivo que proporcione uma vedação ao ruído de uma maneira confortável e que a vedação possa ser consistente e mantida durante toda a exposição ao ruído.


A seleção de um bom protetor é de responsabilidade das áreas de segurança e saúde/médica, escolher a proteção adequada não é tarefa fácil quando o funcionário tem dificuldade de usar algum protetor auditivo.


A distribuição dos protetores auditivos requer cuidado do profissional que é responsável por essa tarefa. É importante o estabelecimento de procedimentos formalmente documentado para que haja a distribuição e reposição do protetor auditivo. O ideal que seja definida uma planilha de controle de distribuição e reposição dos protetores, para que os técnicos de segurança tenham o controle de tempo de uso e reposições.


São necessários palestras que esclareçam aos trabalhadores, a importância do uso e os deveres e direitos do trabalhador e empregado com relação ao uso dos EPI’s. O conteúdo específico do treinamento deverá ser provido por instrutor habilitado e com formação mínima de Técnico de segurança do trabalho.


O importante é que fique bem evidente para os trabalhadores a necessidade do uso do protetor, como serão feitas as checagens sobre o uso correto e as penalidades submetidas para quem não estiver usando corretamente os protetores, pois providências serão tomadas caso seja encontrado funcionários com irregularidades com relação ao uso, transporte e higienização.


A seleção dos protetores está intimamente ligada a atenuação ao ruído de maneira confortável para o trabalhador, a vedação tem que ser consistente por todo o período de exposição ao ruído.


Dependendo do nível de ruído de cada setor e condições de ambiente serão selecionado um protetor que tenha a atenuação necessária para o nível de ruído. A eficiência na atenuação sugere segurança para a adoção de medidas preventivas.


Para evitar a resistência ao uso dos protetores, treinamento e explicações devem ser fornecidos, pois o protetor auditivo deve ser usado durante todo o tempo de exposição ao ruído e para tanto, ele devem ser colocados de forma adequada seguindo as instruções dos fabricantes.


O melhor desempenho dos protetores auditivos é alcançado quando a seleção, a colocação, a vedação, a entrega dos protetores e a substituição, forem feitas de forma adequada e precisa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93