Tipos de protetores auditivos

Foto disponível em: http://www.pinterest.com/pin/406238828858149871/
Foto disponível em: http://www.pinterest.com/pin/406238828858149871/

Fonoaudiologia

28/02/2014

A necessidade de atenuação, o conforto diário para os trabalhadores e a compatibilidade com outros equipamentos de proteção individual vai indicar o uso e o tipo de protetor auditivo para os trabalhadores expostos ao ruído.


A proteção efetiva contara o ruído é conseguida quando o trabalhador usa o protetor auditivo durante todo o tempo de exposição aos níveis acima o permitido.


Os protetores auditivos de inserção (pré-moldados), são aqueles cujo formato é definido, podem ser de borracha, silicone e PVC. As vantagens destes protetores pré-moldados são: diversos modelos, compatibilidade com outros equipamentos de proteção individual (óculos, capacetes, máscaras e etc), reutilizáveis ou descartáveis, pequenos, facilidade para guardar e manusear, confortáveis em ambientes com a temperatura elevada, não restringe movimentos do trabalhador em áreas pequenas.


Contudo, existem as desvantagens que tem que ser cuidadosamente levadas em consideração para cada situação, pois, estes protetores podem ser deslocados do conduto auditivo externo com a fala ou a mastigação e isso prejudica na atenuação.


Para a sua colocação é necessário um treinamento específico, pois os bons níveis de atenuação dependem da boa colocação. Lembrando que esses protetores pré-moldados só podem ser utilizados em canais auditivos saudáveis. Segue abaixo um protetor auditivo de inserção pré-moldado reutilizável de silicone composto de três falanges de tamanhos diferentes que se ajusta no canal auditivo, proporcionando proteção confiável, caso seja manuseado de forma adequada.


Os protetores auditivos de inserção moldáveis
são feitos de espuma moldável, com superfície lisa que evita irritações no conduto auditivo, estes protetores se modelam de acordo com conduto auditivo do usuário, são descartáveis e baixo custo, quando colocados corretamente proporcionam excelente vedação no canal auditivo.


As vantagens são:
feitos de espuma macia não machucam o ouvido, compatível com outros equipamentos de proteção individual. E as desvantagens são: podem ser deslocados com a fala e mastigação, tem que ter treinamento para os usuários, não é recomendado o manuseio com as mãos sujas e são fáceis de perder. Logo abaixo segue a figura de um protetor auditivo modelável, macio e confortável, que pode proporcionar uma boa atenuação.

Os protetores auditivos tipo concha é formado por um arco plástico ligado a duas conchas plásticas revestidas internamente por espuma, que ficam sobre as orelhas. É ajustável para o rosto e orelha do trabalhador. São chamados de abafadores, pois a sua atenuação é bem eficaz e ampla. Existem os protetores que são acoplados diretos no capacete (equipamento de proteção individual), estes não tem a haste de plástico.


Este protetor serve para todos os tamanhos de cabeça, a utilização é simples e a colocação é rápida. Pode ser usados por pessoas que tenham infecções mínimas no conduto auditivo externo, além de ser obtida atenuação uniforme nas duas orelhas.


As desvantagens são:
desconforto em áreas quentes, dificuldade em carregar e guardar devido ao tamanho pode interferir na proteção de outros EPI’s, a pressão que este protetor causa durante muitas horas é um desconforto significativo para o bom desempenho do trabalhador.


Os protetores auditivos tipo capa de canal
são formados haste plástica e flexível de alta resistência à deformação e rompimento. A utilização é feita atrás da cabeça ou abaixo do queixo com os plugues de espuma substituíveis em extremidades. São protetores de boa durabilidade, com plugues descartáveis, podem ser usados com outros equipamentos de proteção sem reduzir a sua atenuação e mantendo a sua vedação, é uma excelente opção para uso intermitentes.


As desvantagens são: não é recomendado o manuseio dos plugues com as mãos sujas, pode ser desconfortável para uso contínuo de 8 horas de trabalho, porém, a atenuação depende da boa acomodação dos plugues na entrada do canal auditivo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93