Subclassificação do distúrbio específico de linguagem

Uma subclassificação dos distúrbios específios de linguagem é antigo
Uma subclassificação dos distúrbios específios de linguagem é antigo

Fonoaudiologia

28/02/2014

Hage e Guerreiro (2004) afirmam que os estudos sobre uma subclassificação dos distúrbios específicos de linguagem é antigo. Em 1953 já se propunha uma subdivisão entre expressivo e receptivo. Também no CID-10 existe esta subdivisão em expressivo, receptivo e misto.

Vamos apresentar aqui a proposta que Hage e Guerreiro (2004, p. 981) trazem, baseado nos dados de Rapin e Allen considerando os aspectos linguísticos: fonológico, morfossintático, semântico-lexical e pragmático:

• Distúrbio da programação fonológica: a criança apresenta uma compreensão normal ou próxima do normal; aquisição da fala é normal ou levemente atrasada; apresenta uma estrutura dos enunciados compatível com a idade cronológica; em razão das alterações fonológicas a fala é ininteligível, porém é fluente;

• Dispraxia verbal: pode-se observar que a criança apresenta compreensão normal ou próxima do normal; observa-se atraso no aparecimento da linguagem oral; fluência pode estar prejudicada, com graves problemas de organização dos sons articulados; a criança produz enunciados somente de uma ou duas palavras;

• Distúrbio fonológico-sintático: se o enunciado é longo ou emitido rápido, a compreensão por parte da criança com esta alteração pode estar prejudicada; atraso no aparecimento da linguagem oral; apresenta alteração da morfossintaxe com frases simples, telegráficas, erros de flexionamento verbal e nominal e na organização sequencial das palavras na frase; a fluência é prejudicada pelas dificuldades de organização sintática; apresenta diversas alterações fonológicas;

• Agnosia auditivo-verbal: a criança apresenta ou ausência da linguagem oral ou ela está gravemente afetada; a compreensão para gestos é normal; a fala está ausente ou fica restrita a palavras isoladas; apresenta a articulação das palavras muito alterada;

• Distúrbio léxico-sintático: pode-se observar que a criança apresenta dificuldades de evocação e fixação do léxico; usa constantemente perífrases e dêiticos; as alterações fonológicas podem ocorrer, porém não chegam a prejudicar sensivelmente a inteligibilidade de fala; em razão das dificuldades de evocação lexical, a fluência pode estar comprometida; dificuldades na compreensão de frases, já a compreensão de palavras isoladas pode estar normal; apresenta dificuldades em manter a sequência dos elementos numa frase ou de usar palavras com sentido gramatical; em relação à aquisição da linguagem oral, pode ser normal ou atrasado.

• Distúrbio semântico-pragmático:
em relação ao surgimento da fala pode estar normal, observa-se que enunciados e articulação podem desenvolver-se normalmente ou com pequenas dificuldades; apresenta fala fluente, pode ocorrer repetição/emissão de frases complexas memorizadas; as dificuldades ocorrem no aspecto pragmático da linguagem com inadaptação da linguagem ao contexto, coerência temática instável, ecolalia; quando o enunciado é longo, apresenta dificuldades de compreensão, entende literalmente o significado da palavra.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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