Perfil de Alterações de Linguagem em Pacientes de uma Clinica Escola

A linguagem é manifestada muito além das palavras.
A linguagem é manifestada muito além das palavras.

Fonoaudiologia

19/09/2015

A linguagem é a principal forma de expressão que permite a relação entre as pessoas, e para que ela se desenvolva de forma adequada é necessários que as variáveis que à compõe estejam em normalidade, estas são: maturação do Sistema Nervoso Central, integridade anatomofisiológica, aspectos emocionais e sociais, entre outros.  A eficiente construção das habilidades comunicativas compõem o ponto central para o desenvolvimento da criança e sua inserção na sociedade.

A linguagem é um sistema simbólico utilizado para representar os significados em uma cultura, e se mostra por uma clara ligação entre gestos, palavra, sintaxe e intenção comunicativa ou o desejo e o querer de transmitir às pessoas uma mensagem para que seja retribuída. Portanto, as alterações em seu processo de desenvolvimento afetam a inserção social e também o aprendizado escolar da criança. Objetiva-se verificar perfil de alterações de linguagem dos pacientes atendidos na Clínica Escola de Fonoaudiologia de uma Faculdade na cidade de Lauro de Freitas. O estudo foi realizado através da análise de 35 prontuários, referentes faixa etária, gênero, hipótese diagnóstica e áreas da linguagem  mais afetadas  em pacientes atendidos no primeiro semestre de 2015. Do total de 35 pacientes atendidos, houve predomínio do gênero masculino (68,7%), da faixa etária de quatro a onze anos (83.3%).

As hipóteses diagnósticas mais frequentes foram distúrbios de linguagem (42.5%), no qual, (46,7%) decorre de perda auditiva e (20%) do transtorno do espectro do autismo; (8.6%) atrasos de linguagem, seguido de gagueira do desenvolvimento (8.6%) e transtorno fonológico (5.7%). Apenas (8.6%) prontuários não registraram hipótese diagnóstica. Das áreas da linguagem mais afetadas (57%) das crianças possuem alterações na fonologia e  (40%) também possuem  níveis semântico e lexical abaixo do esperado para sua idade. Portanto, o perfil de alterações de linguagem das crianças atendidas nesta clinica escola é com predominância do sexo masculino, com distúrbios de linguagem e com idade de 4 a 11 anos.

O que confere com a literatura que relata que as alterações de linguagem são mais prevalentes em crianças do gênero masculino, cujas alterações de linguagem mais frequentes são os distúrbios e atrasos da linguagem, gagueira do desenvolvimento e transtorno fonológico. Estudos demonstram que a detecção de tais alterações aos dois a três anos reduz 30% a necessidade de acompanhamento aos oito anos de idade.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Melissa Araujo dos Santos

por Melissa Araujo dos Santos

Graduanda em Fonoaudiologia pela Unime - Faculdade de Ciências Agrárias e Saúde.

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