04/09/2009
Assim como todo nosso organismo a voz também passa pelo processo de envelhecimento. De acordo com especialistas a voz perde força, velocidade, estabilidade e pressão articulatória. Ocorre atrofia e arquiamento das cordas vocais, o que faz com que a voz fique trêmula e rouca. Isso se dá o nome de Presbifonia, este processo pode começar a partir dos 50 ou 55 anos e acentua com o passar do tempo, isso dependendo do histórico de vida de cada indivíduo.
Muitos desconhecem, mas existem recursos técnicos para recuperar a voz dos idosos, a Fonoterapia é um dos recursos utilizados no caso de Presbifonia. Professores da Unicamp dizem que este tratamento dura cerca de quatro semanas, com exercícios de repetições diárias e intensivos e vem trazendo resultados positivos. “A Fonoterapia tem beneficiado pacientes da terceira idade no Ambulatório da Unicamp.” Relata a tutora do Portal da Educação Carolina Cysne.
Os professores estão tentando implantar novos hábitos, para mostrar a importância do tratamento, já que a procura para o tratamento da Presbifonia ainda é muito pequena, aumenta apenas na Campanha Nacional da Voz, campanha de prevenção contra o câncer de laringe e outros males ligados a voz.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93