Uso inadequado de fones de ouvido pode causar problemas auditivos

O maior problema está relacionado ao volume
O maior problema está relacionado ao volume

Fonoaudiologia

27/10/2009

O uso de fones de ouvido como MP3 e celulares já virou mania da população de várias idades. Desde a criança que usa o aparelho em escolas, shoppings centers, entre outros, até executivos e pessoas com mais idade.

O maior problema está relacionado ao volume que o usuário utiliza (geralmente o som está na amplitude máxima), acarretando sérios distúrbios de audição. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores europeus, entre 5 e 10% dos usuários de fones de ouvido que, por um período de pelo menos cinco anos, escutam música com aparelhos portáteis durante mais de uma hora por dia, em alto volume.

O risco que tais usuários correm, principalmente os mais jovens, é provocar uma surdez em um futuro breve, caso continuem com o uso incontrolável dos fones e do volume dos aparelhos. “O uso abusivo de aparelhos musicais que possuem fones intra-auriculares, como os aparelhos de MP3, têm colocado em risco a saúde auditiva de milhares de pessoas, pois o uso vem acompanhado do volume sempre exagerado”, esclarece a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93