Pais devem ficar atentos com a crianças com ceceio

O problema da língua presa é congênito
O problema da língua presa é congênito

Fonoaudiologia

28/10/2009

Algumas crianças apresentam o ceceio, ou seja, a tão conhecida língua presa, que nada mais é do que uma alteração comum. Normalmente, a língua presa ocorre quando a criança tem uma projeção frontal da língua e pronuncia o “s” com ela fora da boca.

O problema da língua presa é congênito e acontece quando o frênulo da língua, o chamado freio, limita os movimentos dela. Um dos problemas acometidos pela língua presa é que a criança não consegue amamentar direito e, posteriormente, encontra dificuldades na fala e mastigação, não conseguindo levar o alimento de um lado para outro da boca.

“Muitos pais confundem o ceceio (‘língua solta’) com a famosa ‘língua presa’. Quando surgir dúvida sobre a fala dos filhos, o ideal é procurar um fonoaudiólogo que encaminhará a criança para o tratamento adequado, podendo ser realizado em alguns casos com fonoterapia e, em outros, com cirurgia”, explica a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.

Além disso, se o problema da criança não desaparecer após os cinco anos de idade, é aconselhável encaminhá-la ao dentista para fazer uma simples cirurgia.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93