Desordem miofuncional deve ser tratada por equipe multidisciplinar

Essa desordem acarreta também alterações na produção da fala
Essa desordem acarreta também alterações na produção da fala

Fonoaudiologia

28/12/2009

Os músculos envolvidos nas funções como sucção, deglutição, mastigação e respiração, quando sofrem uma inadequação e/ou incoordenação, ocorre a desordem miofuncional. Essa desordem acarreta também alterações na produção da fala.

O indivíduo fala com a língua projetada entre os dentes o que provoca certo sibilo, comumente chamado de ceceio. A desordem miofuncional pode ter origem genética ou mesmo hereditária.

“O fonoaudiólogo é o profissional qualificado para a reabilitação dessas desordens”, alerta a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.

O profissional da Fonoaudiologia deve estar atento à formação teórico-prática na área da linguagem e dos órgãos fonoarticulatórios. Deve-se ocorrer um trabalho multidisciplinar envolvendo pediatras, ortodontistas e também os professores.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93