Desempenho em consciência silábica e fonêmica em crianças com desenv/to de fala

Fonoaudiologia

29/04/2010

Desempenho em consciência silábica e fonêmica em crianças com desenvolvimento de fala normal e desviante.


Fonte: Rev. CEFAC [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 12-20. Epub 02-Out-2009. ISSN 1516-1846. doi: 10.1590/S1516-18462009005000048.


O artigo intitulado “Desempenho em consciência silábica e fonêmica em crianças com desenvolvimento de fala normal e desviante” tem como objetivo comparar o desempenho nas habilidades metafonológicas, no nível silábico e fonêmico, por meio do Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica entre crianças com desenvolvimento de fala normal e desviante (DFE), com idades entre 4 e 8 anos. Na conclusão da análise geral dos dados as crianças com DFE obtiveram pior desempenho nas tarefas de Consciência Fonológica do que as crianças com desenvolvimento de fala normal. Somado ao pior desempenho, as crianças do Grupo Estudado também não conseguiram realizar as tarefas de reversão e segmentação fonêmica.


Autores: MARCHETTI, Paula Tavares; MEZZOMO, Carolina Lisbôa e CIELO, Carla Aparecida.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93