Aplicativos ajudam crianças especiais a se comunicarem melhor
Informática
14/11/2013
A tecnologia foi feita para facilitar a vida e criar novos processos e produtos, ou melhora lós. Contundo, algumas ferramentas podem ou não serem utilizadas tanto para bem quanto para o mal, é como uma arma, ou você sabe utilizar ou prejudica a si próprio ou aos outros.
Com a chegada dos smartphones, aqueles gadgets que tem tudo o que precisamos, foi possível melhorar consideravelmente as formas de relacionamento, diversão, interação e principalmente na educação, que é o foco deste artigo. A tecnologia se tornou amiga da educação e juntas buscam o melhor método para ensinar e aprender. O principal objetivo dessa união são as crianças, pois, ambas sabem que é desde cedo que se transforma o mundo. Atualmente a tecnologia e educação esta presente dentro de casa, nas escolas e em todo lugar.
A nova maneira de ensinar tem encantado crianças e dando resultados positivos e satisfatórios. É muito mais fácil dar um smartphone ou tablet para a criança aprender do que ensiná-la de uma forma tradicional, não dispensando este método é claro.
Nem todas as crianças tem a facilidade de se comunicar como outras. Pensando nas crianças com necessidades especiais, muitos desenvolvedores criaram aplicativos para tablets, e smartphones para ajudar no processo de comunicação como é o caso de crianças autistas, e com outros tipos de síndrome e necessidades especiais.
Alguns aplicativos estão sendo usados por psicólogos, fonoaudiólogo e outros profissionais que ajudam no desenvolvimento com crianças especiais. Alguns aplicativos estão disponíveis apenas no sistema iOS enquanto outros tem adequação para o Android. Exemplos de grande sucesso no envolvimento de tecnologias são de aplicativos que estimulam a criança a fazer algo como falar e força a comunicação. Há relatos que mostram a vontade da criança em se comunicar, para isso usava o tablet e com o tempo memorizava as ações diárias básicas como: escovar os dentes, trocar a roupa, tomar banho e etc.
Além do estimulo da fala, outros aplicativos estimulam a comunicação com os pais e a interação na sociedade. Um problema bem comum com crianças autistas é a dificuldade de reconhecer as emoções, entretanto, os aplicativos para tablets estão oferecendo um rápido reconhecimento e aprendizagem para essas crianças. Especialistas dizem que o método tradicional não pode ser dispensado, porém, a tecnologia está sendo uma grande amiga dessas crianças, e está melhorando a relação com pais e com a sociedade.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Informática e Tecnologia
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93